ABERTURA do Curso de Formação de Multiplicadores em Cooperativismo

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 10/07, a abertura do Curso de Formação de Multiplicadores em Cooperativismo no SESCOOP-PA. O Superintendente do Sistema OCB/PA e SESCOOP/PA, Sr. Jorge Serra Moura Júnior, dando início à abertura do curso, explanou sobre a necessidade de multiplicadores na área do cooperativismo e que as cooperativas precisam de mão de obra qualificada para a gestão das mesmas.

A Profª. Marília Serrão, facilitadora do curso vigente, iniciou contando a trajetória do Superintendente, Sr. Jorge Moura Júnior, tendo iniciado “abrindo e fechando a porta com um sorriso largo no rosto” e que, aos poucos, foi se inserindo no cooperativismo e atualmente é o superintendente mais jovem do Sistema OCB Nacional. Prosseguiu agradecendo a Deus em primeiro lugar, e por conseguinte, a cada um presente mesmo sendo de áreas diversas de formação - pois cada um complementa o outro; e encerrando seu pronunciamento com o questionamento “qual a trajetória que você quer para você?”, e convidando a todos a vivenciarem o cooperativismo.

Em seguida, tomando a palavra, o Sr. Vanderlande Rodrigues, da Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas – SESCOOP/PA, enfatizou a valorização da formação de profissionais com a linguagem do cooperativismo, uma vez que “há carência de profissionais que não se dão a oportunidade de conhecer o nosso Estado, abrindo espaço assim, para que profissionais de outros estados do país acabem dominando o cooperativismo em nossa região”, finalizando.

O Sr. Adm. Ernandes Raiol da Silva, Presidente do Sistema OCB/PA e SESCOOP/PA, ressaltou que há muito a fazer e muitos frutos para serem colhidos. “As cooperativas precisam crescer e devemos sair da visão limitada da região metropolitana de Belém, pois há espaço para todos e um mercado que precisa ser preenchido. Devemos ser ousados. O que falta é administradores nos locais certos, de gestores de fato”, disse. Encerrou dando as boas vindas e sem a promessa de empregabilidade, já que depende muito do perfil de dada um em conformidade com a necessidade de cada cooperativa.

Por fim, o Presidente do Conselho Regional de Administração do Pará (CRA-PA), Sr. José Celio Lima, fez o seu pronunciamento destacando que é importante que todos estejam preparados para atuarem no segmento de cooperativismo e para isso é necessário que aprofundem os seus conhecimentos, pois é isto o que os enriquece. “Por meio do convênio CRA-PA e Sistema OCB/PA e SESCOOP/PA outras oportunidades surgirão e espero que vocês façam parte desse projeto”, finalizou.

Para Rodrigo Perdigão, Tecnólogo em Administração e participante, o Curso de Multiplicadores em Cooperativismo é “uma experiência nova, uma multiplicação do conhecimento, além de ser um diferencial em relação à concorrência no mercado de trabalho e a realização de poder ser um incentivador do cooperativismo”.

 

A manhã encerrou com a assinatura do Termo de Cooperação entre o Sistema OCB/PA e o CRA-PA, visando a capacitação de Administradores, Tecnólogos em Gestão e Técnicos em Administração, bem como com a entrega do símbolo de Administração para o Sr. Ernandes Raiol e para o Sr. Jorge Serra Moura como reconhecimento por todo o trabalho que ambos têm desenvolvido em prol da fomentação das cooperativas no Estado do Pará.