CRA em defesa dos profissionais de Administração

Os Editais de empresas e órgãos públicos que abrem vagas para cargos privativos do Administrador estão sob constante fiscalização do CRA-PA, para que não sejam ocupados por leigos ou profissionais inabilitados, colaborando assim para a melhoria da qualidade dos serviços públicos à medida que busca garantir que o cargo seja ocupado por profissional legalmente habilitado. A equipe de Fiscalização orienta as empresas e órgãos públicos desde o início do processo, para que os editais não sejam publicados em desacordo com a Lei 4.769/65, e, em caso contrário, toma as medidas necessárias para sua regularização. Esse acompanhamento se estende a todo o processo que vai desde a seleção até a convocação dos profissionais classificados.

Diligências realizadas pela equipe de fiscalização do CRA-PA, fazendo gestão junto aos contratantes, resultou na nomeação dos candidatos classificados para o cargo de Administrador, junto a Prefeitura Municipal de Itaituba, fazendo valer os direitos destes profissionais adquiridos através do Concurso Público Nº 001/2013. A ação imediata do Conselho resultou na celeridade da convocação dos aprovados que já tomaram posse no referido cargo.

Palestra do Curso de formação de supervisores e gerentes para o varejo

Palestra Gratuita do lançamento do Curso de Formação de Supervisores e Gerentes, onde serão informadas as datas dos módulos e o investimento.

Palestra: A Força da Inteligência para superar desafios.

Data: 07/05 (sábado)

Hora: 9hs

Local: Auditório da Garantia Serviços, 79

* Favor confirmar presença: (91) 99612-4000 (whatsapp) - Belém/Pa

ENBRA 2016

XXV Encontro Brasileiro de Administração - ENBRA

Este ano, o maior evento da área no país será realizado na capital mato-grossense, Cuiabá. O XXV ENBRA acontece entre os dias 14 e 16 de setembro e tem como tema central “O impacto das mudanças nas organizações”. Para garantir sua vaga, clique aqui e faça a inscrição.

CONNA 2016

8º Congresso Norte e Nordeste de Administração - CONNA

Iniciou ontem, 02 de setembro, o 8º Congresso Norte e Nordeste de Administração – CONNA, na cidade de Belém/PA, e segue até o dia 04 de setembro, com o tema “Empreendedorismo, Marketing, Gestão, Vendas e Inovação: qual a importância desses pilares para uma boa administração?”. Nos dias 02 e 03 de setembro acontecerá no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia – Hangar, e no dia 04 de setembro, as palestras que encerram o evento serão no Shopping Bosque Grão Pará, sediando assim, o “maior congresso da área da Administração da Região Norte”.

A abertura do congresso contou com a apresentação feita por Klauss Durães, empresário e ilusionista, chamando para compor a mesa o Adm. Klellyson Costa – Presidente do CONNA -, e o Adm. Nelson Oeiras Cardoso – Conselheiro do CRA/PA. O Adm. Klellyson Costa manifestou sua satisfação por ver que o “CRA/PA abraça a causa e apoia o evento”, destacando que “todo bacharel formado deve se registrar no Conselho”.

Dadas as boas-vindas aos congressistas vindos das mais diversas localidades das regiões Norte e Nordeste, o Adm. Nelson Cardoso prosseguiu com a palestra de abertura com o seguinte tema: “O Administrador: habilidades e competência”. O palestrante enfatizou que o “administrador tem que ser um expert, que não basta apenas entrar numa academia, só estudar e agregar conhecimento com prática, mas é necessário o embasamento das duas (habilidades e competência) acompanhadas, pois só assim, teremos êxito no nosso objetivo”. Salientou também que “o mercado de trabalho precisa do profissional inovador que aceita e abraça a causa”. O Adm. Nelson Cardoso também discorreu sobre o papel do administrador, o qual deve ter visão do todo, ser hábil na formação e coordenação de equipes, ter capacidade de formular e implementar soluções, ter o inglês como o segundo idioma, contar com pelo menos uma especialização em seu currículo; marcando ainda com o pensamento de que não se deve correr atrás, pois quem fica atrás é um dos últimos, mas que sempre se deve correr à frente, e ser sempre um dos primeiros. Finalizou sua palestra advertindo os congressistas que devem “estudar com afinco, com responsabilidade de aprender sem reter conhecimento”.

Para maiores informações a respeito do evento e sua programação, basta acessar o site: http://8conna.connaeventos.com.br.

3° Encontro Técnico entre Membros de Classes Profissionais e servidores da Corte

3° Encontro Técnico entre Membros de Classes Profissionais e servidores da Corte

 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) foi palco para o 3° Encontro Técnico entre Membros de Conselhos de Classes Profissionais (CRA) e os Servidores da Corte de Contas, nesta segunda-feira, 19 de setembro. Nesta edição, com o tema “O Papel dos órgãos de classe e as boas práticas”, o palestrante convidado foi o presidente do Conselho Regional de Administração, José Célio Lima. A iniciativa é uma proposição da conselheira substituta do TCE, Milene Cunha, que foi aprovada por unanimidade pelo Plenário, mediante a Resolução N° 18.707, cujos objetivos são, dentre outros, aprimorar, permanentemente, as atividades de suporte e controle externo do TCE, além de expandir o relacionamento institucional do Tribunal com os conselhos de classes profissionais. O encontro reuniu cerca de cinquenta servidores, além dos conselheiros Luis Cunha (presidente), Lourdes Lima (vice-presidente), Rosa Egídia e a conselheira substituta, Milene Cunha. Em sua palestra, o administrador José Célio Lima destacou e abordou temas sobre a administração pública e também sobre as competências dos conselhos regionais profissionais. O presidente do CRA disse também da importância do encontro. “Nós tratamos sobre a gestão, a participação do conselho no trabalho do Tribunal e outros órgãos. Este evento é muito importante, pois aproxima o CRA do TCE, com a finalidade de proteção à sociedade, ou seja, é uma ação compartilhada para aprimorar o uso dos recursos públicos, e consequentemente, os serviços prestados à sociedade”, ressaltou.

Reunião do Presidente do Conselho do CRA-PA com o Vice presidente do Sindicato

Reunião do Presidente do Conselho do CRA-PA com o Vice presidente do Sindicato..

Aconteceu na manhã desta terça feira (23) a reunião entre o Presidente do CRA-PA, Adm. José Célio, e o Vice presidente do Sindicato, Adm. Hilton Bentes, com o intuito de elaborar e promover ações conjuntas em prol dos administradores do Estado do Pará.

Convite Lançamento Livro - Liderança & Espiritualidade

Convite Lançamento Livro - Liderança & Espiritualidade

Curso de Formação e Capacitação do Exercício Profissional

No período de 26 a 30 de setembro estará acontecendo o CURSO SOBRE FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL, promovido pelo CRA-PA, que estando sempre atento às suas obrigações institucionais, e lutando de forma incansável em prol dos profissionais de administração, busca proteger as áreas privativas e a população da invasão de pessoas desqualificadas e empresas irresponsáveis, a partir do desenvolvimento de todo um trabalho de fiscalização..

Leia mais

Formatura do Curso de Formação de Multiplicadores em Cooperativismo

No dia 14/07, ocorreu a cerimônia de formatura da turma do curso de Formação de Multiplicadores em Cooperativismo, na sede da OCB/PA, em parceria com a mesma. A solenidade contou com a presença do presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, do superintendente Junior Serra e do Gerente de Cooperativas, Vanderlande Rodrigues, além da Diretora de Desenvolvimento Profissional e Social do CRA-PA, Prof.ª Marília Serrão, tendo sido, também, a facilitadora do curso. 

O curso de Formação de Multiplicadores em Cooperativismo teve por finalidade a ampliação do conhecimento técnico-científico sobre cooperativismo, aumentando assim, o quadro de mão de obra que auxilie os cooperados por meio de consultoria e gestão direta, promovendo este novo mercado para consultores, administradores e demais profissionais que queiram abraçar novas oportunidades.

Tendo ocorrido no período de 10 a 14/07, o curso foi concluído ao som de Luiz Gonzaga, por meio de um coral organizado pelos próprios concluintes, tendo entoado o canto “A vida do viajante”, que retrata bem o trabalho daqueles que viajam pelas dimensões continentais do Estado do Pará como facilitadores.

Dividido em dois módulos, o curso contou com as seguintes disciplinas no primeiro módulo: Iniciando a formação do facilitador, Doutrina e filosofia cooperativista, Pedagogia da cooperação, Teoria do empreendedorismo, Papel do professor no contexto, Princípios de aprendizagem, Visão sistêmica, Retrato de uma cooperativa, Métodos e técnicas de treinamentos, Organização do plano de ensino, Preparação de material didático e uso dos recursos instrucionais, e Processos de avaliação. No segundo módulo foram abordadas as técnicas vivenciais para facilitadores em cooperativismo com a aprendizagem vivencial, abordagem vivencial, lidando com grupos e dinâmica de sensibilização de ludopedagógica.

A Profª. Marília Serrão fez agradecimentos à equipe da OCB/PA por todo o suporte recebido, com destaque ao presidente Ernandes Raiol, que fora seu aluno, se tornou uma personalidade no Pará e colaborou para a realização do referido curso. Com orgulho entregou a nova turma de facilitadores, ressaltando ser uma equipe qualificada para atender às necessidades das cooperativas e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios paraenses.

 

Plano de parceria e marketing entre CDL-Belém e CRAPA

Semana do Administrador - Gestão com inovação - Curso DNA

Aconteceu na manhã de quinta-feira (29) uma reunião que trata da proposição de um Plano de Parceria e Marketing entre CDL-Belém e CRA-PA..

Leia mais