ADMINISTRADORES E TECNÓLOGOS CAPACITADOS COMO FACILITADORES EM COOPERATIVISMO

    O Conselho Regional de Administração do Pará/CRA-PA, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Pará/SESCOOP-PA, realizaram, no período de 10 a 14 de julho de 2017, o CURSO DE FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM COOPERATIVISMO, com o objetivo de capacitar Administradores e Tecnólogos em Gestão,

    para compor o Banco de Talentos, como facilitadores de cursos e treinamentos promovidos pelo SESCOOP-PA.

    Na manhã de 10 de julho, dia de abertura do curso, foi celebrado, na sede do SESCOOP-PA, na Av. João Paulo II, n.º 515, o Convênio entre o CRA-PA, representado pelo Presidente do Conselho, Administrador  Célio Lima, e o Sistema OCB-SESCOOP-PA, na pessoa de seu Presidente, Administrador Ernandes Raiol, dando-se, em seguida, início às atividades  programadas para a capacitação.

    O CRA-PA vem ampliando a inserção dos Administradores e tecnólogos no segmento cooperativista por compreender que: “O cooperativismo é um movimento que promove o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo, gerando o bem-estar social dos indivíduos e comunidades onde está presente, as cooperativas são empreendimentos e como tal devem ser administradas para que alcancem patamares de desempenho e sejam competitivas no mercado” .Afirma o presidente Adm. Célio Lima.

    O curso foi ministrado pela Administradora Marília  Serrão, Diretora de Desenvolvimento Profissional e Social do CRA-PA, sendo, aqui, evidenciada a participação das Administradoras  Silvanira  Aragão, Conselheira do CRA-PA, Ana Celeste Ferreira, Emmena Mello e Suely Margalho, integrantes da Câmara de Consultoria do CRA/PA.

    O aperfeiçoamento contou com relatos do Administrador   Júnior Serra, Superintendente e do Sr. José Vanderlande Lima Rodrigues, Gerente de Capacitação e Desenvolvimento das Cooperativas do SESCOOP-PA, que discorreram sobre os índices de crescimento que o cooperativismo do Estado do Pará vem apontando desde 2010 até a data presente. “ Por esse motivo as cooperativas paraenses estão cada vez mais se profissionalizando, principalmente em seus processos de gestão, daí a importância da atuação dos Administradores neste segmento. Afirma o Adm. Júnior Serra

    No decorrer do curso, os participantes receberam a  visita do Gerente de Controladoria do Sistema OCB-SESCOOP, Senhor Antonio Feitosa, e da representante da Fundação Nacional da Qualidade-FNQ, Sr.ª Roberta Aquino, responsáveis pela avaliação das ações do Programa de Desenvolvimento de Gestão do Sistema OCB.

    Um momento marcante, foi sobre o relato de experiência do Sr. Manoel Silva, conhecido como “Chiba”, que é o Presidente da Cooperativa dos Produtores do Pará da Ilha-COPPI-PA. O senhor Chiba, como prefere ser chamado, disse que: “ quando os ribeirinhos souberem que a Administração é importante, e quando eles souberem por isso em prática, aí sim, vão fazer com que as cooperativas cresçam e é por isso que a administração é importante”. Seu relato arrancou aplausos e emocionou todos os participantes do curso. Culminou com um convite para que todos conheçam a COOPI-PA, para que vejam de perto a realidade, e possam associar teoria á prática.

    Os trabalhos foram desenvolvidos por meio de dinâmicas de grupo diversificadas, avaliando o desempenho dos participantes e sua aptidão/preparação/prontidão para atuar como agentes multiplicadores dos princípios e técnicas de Gestão na área do Cooperativismo.

    O desenvolvimento e a capacitação dos Administradores e Tecnólogos em COOPERATIVISMO vêm atender a demanda deste segmento que amplia as oportunidades de atuação profissional que contribua para uma gestão eficiente, eficaz e efetiva das Cooperativas que são sociedades de pessoas constituídas em organizações de caráter associativo, com ações relevantes nos campos econômico e social do Estado do Pará.

    © 2017 Conselho Regional de Administração do Pará. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Prospecta Digital