Campos de atuação do administrador
O profissional de Administração conta com várias habilidades e competências no dia a dia de uma organização, o que faz com que o ele assuma diferentes responsabilidades na área. A necessidade de identificar um caminho a seguir com relação às atividades do campo de atuação deve ser pensado/inerente à vocação.
ATIVIDADES PRIVATIVAS:
Atividades típicas do Administrador, outros Bacharéis e Tecnólogos em determinada área da Administração: (artigos. 2º da Lei nº 4.769/1965 e 3º do Regulamento aprovado pelo Decreto nº 61.934/1967):
O Administrador, assim como os demais profissionais registrados nos CRAs exercerão a profissão como profissional liberal ou não, mediante:
• elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos;
• realização de perícias, arbitragens, assessoria e consultoria em geral, pesquisas, estudos, análises, interpretações, planejamento, implantação, coordenação e controle de trabalhos;
• exercício de funções e cargos de Administrador (somente quando for Bacharel em Administração) do Serviço Público Federal, Estadual, Municipal, Autárquico, Sociedades de Economia Mista, empresas estatais, paraestatais e privadas, em que fique expresso e declarado o título do cargo abrangido;
• exercício de funções de chefia ou direção, intermediária ou superior, assessoramento e consultoria em órgãos, ou seus compartimentos, da Administração Pública ou de entidades privadas, cujas atribuições envolvam principalmente, a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração;
• magistério em matérias técnicas dos campos da Administração e Organização. Esclarecimento: Os Bacharéis e Tecnólogos em determinada área da Administração desenvolverão atividades de Administração restritas à sua formação no curso escolhido.
CAMPOS DE ATUAÇÃO:
Administração e Seleção de Pessoal / Recursos Humanos;
– Cargos e Salários
– Controle de Pessoal
– Coordenação de Pessoal
– Desenvolvimento de Pessoal
– Interpretação de Performances
– Locação de Mão-de-Obra
– Recrutamento
– Seleção
– Treinamento
Organização e Métodos;
– Administração de Empresas
– Análise de Métodos
– Análise de Processos
– Assessoria Administrativa
– Assessoria Empresarial
– Assistência Administrativa
– Auditoria Administrativa
– Consultoria Administrativa
– Controle Administrativo
– Gerência Administrativa e de Projetos
– Implantação de Controle e de Projetos
– Implantação de Estruturas Empresariais
– Implantação de Métodos e Processos
– Implantação de Planos
– Implantação de Serviços
– Organização Administrativa
– Organização de Empresa
– Organização e Implantação de Custos
– Perícias Administrativas
– Planejamento Empresarial
– Planos de Racionalização e Reorganização
Orçamento;
– Controle de Custos
– Elaboração de Orçamento
– Projeções e Previsões
Administração de Material / Logística;
– Administração de Estoque
– Assessoria de Compras
– Assessoria de Estoques
– Assessoria de Materiais
– Controle de Materiais
– Planejamento de Compras
– Logística
Administração Financeira;
– Análise Financeira
– Assessoria Financeira
– Assistência Técnica Financeira
– Consultoria Técnica Financeira
– Diagnóstico Financeiro
– Orientação Financeira
– Projeções Financeiras
– Projetos Financeiros
– Administração de Bens e Valores
– Administração de Capitais
– Controle de Custos
– Levantamento de Aplicação de Recursos
– Arbitragens
– Controle de Bens Patrimoniais
– Planejamento de Recursos
– Plano de Cobrança
– Projetos de Estudo para Financiamento
Administração Mercadológica / Marketing;
– Administração de Vendas
– Canais de Distribuição
– Consultoria Promocional
– Coordenação de Promoções
– Estudos de Mercado
– Marketing
– Pesquisa de Mercado
– Pesquisa de Desenvolvimento de Produto
– Planejamento de Vendas
– Promoções
– Técnica Comercial
– Técnica de Varejo
Administração da Produção;
– Controle de Produção
– Pesquisa de Produção
– Planejamento de Produção
– Planejamento e Análise de Custo
Desdobramentos ou Conexos.
– Administração de Consórcio
– Administração de Comércio Exterior
– Administração de Cooperativas
– Administração Hospitalar
– Administração de Imóveis/Condomínios
– Administração Rural
– Administração Hoteleira
– Factoring
Recursos Humanos
Como prevê a Lei 4769/65, a área de RH é uma prerrogativa de atuação do administrador e que vem se desenvolvendo ao longo dos anos de forma menos mecânica e mais humanizada, com a priorização no fortalecimento do relacionamento entre funcionários e da gestão de pessoas. A área é responsável pela manutenção, suprimento e a extensão dos recursos humanos de uma empresa, além de estar voltado ao fator principal de qualquer organização – as pessoas. Mesmo desenvolvendo um trabalho interpessoal é necessário que a área seja cada vez mais tecnologia e instrutiva.
Gestão da saúde
O campo de atuação da Gestão da saúde abrange, entre outros pontos, à coordenação dos serviços de saúde e a elaboração de políticas públicas, como a administração de estabelecimentos, recursos financeiros e qualidade dos serviços prestados à população. A distribuição dos serviços ofertados também faz parte do campo de atuação da área.
Na última semana, o Conselho Federal de Administração (CFA) recebeu representantes da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) para discussão de um programa nacional de investimento em capacitação e desenvolvimento de profissionais para a gestão de saúde, além da criação de um indicador voltado para a área da saúde.
Gestão de Facilities
No país, a Gestão de Facilities cresce gradativamente com a expansão do mercado de trabalho voltado aos profissionais de Administração – a fim de assegurar que as necessidades de uma organização sejam atendidas na efetivação de tarefas e operações. Cabe ao administrador – profissional habilitado para a atuação – traçar o planejamento estratégico com foco no conjunto de serviços necessários ao trabalho. O gestor de facilidades – como também é conhecido, é o profissional com visão global dos serviços a serem realizados e que direciona os trabalhos com gerenciamento de prioridades e soluções para eventuais problemas.
Ramos da Administração
O vice-presidente do CFA, Rogério Ramos, lançou a segunda edição do livro “Ramos da Administração” que apresenta as possibilidades de atuação na profissão. A obra considerada um guia da profissão destaca, ainda, a importância do conhecimento no aperfeiçoamento profissional.
Na obra, Rogério expõe, de forma resumida, sobre quais os tipos de administradores especialistas o mercado está absorvendo na atualidade. Com uma linguagem leve e direta, ele envolve o leitor em uma verdadeira viagem pelo mundo da ciência da Administração.
Acesse o livro aqui.