You are currently viewing O CRA-PA realiza na próxima quinta-feira (22/04), às 20:00h, uma live pela sua conta no Instagram que vai abordar a Consultoria Empresarial

O CRA-PA realiza na próxima quinta-feira (22/04), às 20:00h, uma live pela sua conta no Instagram que vai abordar a Consultoria Empresarial

Agende e fique por dentro de como atuar nesse campo profissional e conhecer um panorama geral sobre essa carreira.

Consultoria Empresarial, um mar de oportunidades para o profissional de Administração

Um dos principais trunfos da Administração é a diversidade em atuação que a profissão proporciona. Esse trunfo pode ser tratado como um ponto forte ou um ponto fraco dependendo do prisma que se avalia.

Num mercado de trabalho cada vez mais complexo, embalado por instabilidades geradas pela crise sanitária da Covid-19, o índice de desemprego sofre um aumento importante de acordo com dados divulgados em março desse ano pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) que prevê que a taxa de desemprego ficará em 14,6% em 2021, acima dos 13,5% de 2020 e também dos 11,3% de 2019, ano que ocorreu uma queda pontual no desemprego.

Em contra partida, temos dados animadores relacionados ao empreendedorismo no Brasil mesmo durante a pandemia. De acordo com o mapa das empresas divulgado em 02 de fevereiro no site oficial do Ministério da Economia, o país bateu um recorde de abertura de empresas em 2020, ao todo, foram 3,359 milhões de empresas abertas enquanto o fechamento totalizou 1,044 milhão, restando um saldo positivo de 2,3 milhões de empresas, o que representa 6% a mais do que em 2019.

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FVG), o número de micro e pequenas empresas (MPE) em 2020representou mais de 90% dos negócios ativos, 54% dos empregos formais gerados no Brasil e 30% do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, as MPE tem papel central para a economia nacional, porém, um dado curioso, é o curto tempo de sobrevivência dessas empresas.

De acordo com estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) realizado em 2014 denominado Causa Mortis – O sucesso e o Fracasso das Empresas nos 5 primeiros anos, mais de 82% das MPEs fecham nos primeiros 6 meses, e das que sobrevivem no mercado, mais de 60% fecham nos primeiros 5 anos. Ainda de acordo com esse estudo, as causas estão divididas em 3 pontos principais: Planejamento Prévio, Gestão do Negócio e Comportamento Empreendedor.

Sabendo da importância do profissional de Administração para o desenvolvimento das MPEs, o mercado de Consultoria Empresarial é visto como um mar de oportunidades dentro desse complexo universo empreendedor no Brasil. Para os profissionais atentos ao mercado, entender esses números e transformá-los em soluções empresariais para esse nicho através da profissão de Administração em atuação em Consultoria Empresarial pode ser uma saída inteligente e muito promissora para a economia, para as empresas e também para a carreira do profissional.

Como dito no primeiro parágrafo dessa matéria, a diversidade de atuação que a profissão de Administração proporciona pode ser encarada como um ponto positivo ou negativo dependendo do prisma que se avalia, mas quando o assunto é o mercado de Consultoria Empresarial, o conhecimento amplo, abrangente e com visão global é que faz com que o Administrador se torne um verdadeiro agente de transformação das micro e pequenas empresas do país.

Adm. Marcelo Fabrício