Presidente do CRA-PA se reúne com a Reitora da UNAMA

Presidente do CRA-PA se reúne com a Reitora da UNAMA

O Presidente do CRA-PA, Adm. Amilcar Pacheco, esteve reunido com a Reitora da Universidade da Amazônia, Maria Betânia Fidalgo e com a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Ana Maria de Albuquerque Vasconcelos, no dia 12/12 (quinta-feira), campus Alcindo Cacela. A reunião contou ainda com a presença do conselheiro federal, Adm. Mauro Leônidas. Na oportunidade foram discutidos temas referentes ao registro de Mestres e Doutores, registro para Acadêmicos e registro de Tecnólogos.

Nesse sentido, o presidente Amilcar Pacheco trouxe para o conhecimento dos participantes as Resoluções Normativas do CFA (RN 504 a RN 512), mostrando de que forma as relações do Conselho com o conjunto dos profissionais muda a partir das normativas. O gestor destacou a RN 512, que permite o registro profissional de Mestres e Doutores em Administração, cabendo ao CFA definir a correlação dos programas de Mestrado e Doutorado com a área da Administração. “O requerimento é encaminhado ao CRA e quem emite o parecer conclusivo é o CFA, concedendo o título de Mestre ou Doutor em Administração, com atuação restrita à área de concentração do curso”, explicou.

Acrescentou o presidente que para incentivar o registro de novos profissionais da Administração, a Junta Interventora deliberou conceder, conforme resolução do CFA, isenção do pagamento da primeira anuidade para o profissional que solicitar o registro em até 60 dias após a colação de grau. Poderá ainda ser realizado o registro mediante a relação de formandos e entregue as Carteiras de Identidade Profissional no dia da formatura, bem como um certificado de Mérito Acadêmico para o aluno que está se formando, e foi destaque no curso de Administração pelo desempenho obtido.

Durante o encontro formal, Betânia Fidalgo, destacou que a parceria com o Conselho vai muito além das oportunidades de estudo na universidade. “O CRA-PA é fundamental para que os nossos alunos possam sair da área de Administração sintonizados com seu órgão de classe e habilitados para o exercício profissional, destacou.