Reunião na UFPA aborda o estágio supervisionado

Reunião na UFPA aborda o estágio supervisionado

Na quarta-feira (11/12), representantes do Conselho Regional de Administração do Pará se reuniram com a Diretora da Faculdade de Administração da Universidade Federal do Pará, Adm. Ma. Benedita Maria Diniz da Silva.

Participaram do encontro, o presidente do CRA-PA, Amilcar Pacheco dos Santos, o membro da Junta Interventora, Marcos Kalebbe, a fiscal da autarquia, Elizangela de Jesus Santos, além da Adm. Ma. Angela Maria da Silva Kobayashi, Professora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da UFPA, a Adm. Ma. Fíbia Brito Guimarães, Coordenadora Pedagógica do Curso de Administração Pública da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da UFPA e o Prof. Dr. Thiago Poleto, Coordenador do Projeto de Mestrado em Administração da UFPA.

A iniciativa da reunião partiu da FAAD/UFPA, em função do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Conselho Federal de Administração e o Ministério Público do Trabalho, para promover a formação adequada de estagiários e combater fraudes. O acordo gerou a Resolução Normativa 569/2019, do CFA, publicada no D.O.U em 09/08/2019, regulamentando sobre as atividades de supervisor de estágio nos campos da Administração.

Segundo a RN, a supervisão do estágio deverá ser, obrigatoriamente, exercida por profissional de administração de nível superior, inscrito e em dia com as obrigações perante o respectivo conselho regional. Compete aos CRAs enviarem ao MPT e à Fiscalização do Trabalho, cópias de autuações e relatórios de fiscalização quando identificar casos de irregularidades em contratos de estágio que se enquadrem nos citados pela Resolução.

Explicou o presidente do Conselho, Amilcar Pacheco, que a atuação do educando sob a supervisão de profissional habilitado evita o desvirtuamento do instituto do estágio e o exercício ilegal da profissão pelo supervisor do estagiário.

Na oportunidade, os representantes da UFPA entregaram um documento fazendo algumas considerações sobre a aplicabilidade do normativo, solicitando que o assunto seja debatido amplamente com as Instituições de Ensino Superior.