CONSELHO REGIONAL DO PARÁ

Você Profissional de Administração, pode se sentir em casa no Conselho Regional de Administração do Pará (CRA-PA).

Localizada na Tv. Quintino Bocaiúva, 2301, Sala 2303, Cremação, Belém – PA, 66045-315 (Ed. Rogélio Fernandez Business Center), a sede tem uma estrutura moderna e um ambiente de trabalho apropriado à importância da instituição e da profissão. Além do que, é a referência da profissão, à nível Regional.

Profissional e Estudante de Administração. A Casa é sua!

Identificação da Autarquia e declaração de Missão, Visão e Valores.

Dotada de personalidade jurídica de direito público, com sede e foro na Tv. Quintino Bocaiúva, 2301, Sala 2303, Cremação, Belém – PA, 66045-315 (Ed. Rogélio Fernandez Business Center), Belém/Pa, possui autonomia técnica, administrativa e financeira e, imunidade tributária de acordo com a alínea “a”, Inciso VI, Art. 150 da Constituição Federal, de 05 de outubro de 1988.

O CRA-PA definiu como sua Missão fiscalizar, defender, fortalecer e valorizar a profissão. Promover a Ciência da Administração, valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do País.

Como Visão, o CRA-PA busca ser uma entidade de classe reconhecida pela sociedade, estratégica e de referência para o desenvolvimento da profissão no estado do Pará e capaz de assegurar a atuação plena dos profissionais de Administração.

Considerando a premissa de que o CRA-PA existe para fiscalizar a profissão de Administrador, a perspectiva em questão relaciona ainda os atributos de Valores para a sociedade. Os atributos de Valor representam as ações em valores éticos e morais. Competência, Inovação, Credibilidade, Responsabilidade Social, Eficácia, Eficiência.

O Conselho pretende atuar no cotidiano para o cumprimento de sua Missão, e devem ser seguidos em todas as esferas de atuação da Entidade.

O SISTEMA CFA/CRAs

Filosofia

Para o cumprimento de sua missão, o Sistema CFA/CRAs acredita, respeita e aceita como orientadores os seguintes princípios:

1. Sociedade e Cidadania

A defesa da sociedade deve ser feita em total comprometimento com a cidadania e com irrestrito cumprimento à legislação.

2. Macroambiente

As ações, atitudes e comportamentos devem guardar respeito ao ser humano, à sociedade e ao ambiente.

3. Conhecimento

A valorização do conhecimento deve ser considerada como fundamental para a profissão, assim como o compromisso com o avanço tecnológico e com as mudanças que a atualização requer devem ser buscadas continuamente.

4. Profissão

A atuação profissional do Administrador deve ser realizada com independência, mas guardando o respeito e buscando integração com as outras profissões.

5. Participação

A participação e o comprometimento dos Administradores são fatores que valorizam a profissão, e devem ser continuamente estimulados.

Conselho Regional de Administração do Pará, autarquia dotada de personalidade jurídica de direito público, com sede e foro em Belém/PA e jurisdição em todo o território do Estado do Pará, criado pela Resolução Normativa CFA nº 2, de 17/01/68, com sede e foro na cidade de Belém e jurisdição no estado do Pará, tem por finalidade cumprir e fazer cumprir a legislação que regulamenta o exercício da profissão de Administrador e a fiscalização das atividades prestadas no campo da Administração por pessoas físicas e jurídicas; possuindo autonomia técnica, administrativa e financeira, além de se constituir no conjunto de autarquias do Sistema CFA/CRAs.

O Conselho Regional de Administração do Pará é o órgão normativo, consultivo, orientador, disciplinador e fiscalizador do exercício da profissão do Administrador, bem como controlador e fiscalizador das atividades financeiras e administrativas sob sua jurisdição.

De acordo com o art. 8º da Lei 4.769/65, caberá ao Conselho Regional de Administração do Pará:

 

Finalidades

Artigos

Dar execução às diretrizes formuladas pelo Conselho Federal de Administração

8º, letra “a”

Fiscalizar, na área da respectiva jurisdição, o exercício da profissão de Administrador

8º, letra “b”

Organizar e manter o registro de Administrador

8º, letra “c”

Julgar as infrações e impor as penalidades referidas nesta Lei

8º, letra “d”

Expedir as carteiras profissionais dos Administradores

8º, letra “e”

Elaborar o seu regimento interno para exame e aprovação pelo CFA

8º, letra “f”

Eleger um delegado e um suplente para a assembleia de eleição dos membros do Conselho Federal, de que trata a alínea a do art.9º. (Incluída pela Lei nº 6.642, de 1979)

8º, letra “g”

Além das finalidades previstas no art. 8º da Lei nº 4.769, de 09 de setembro de 1965, e no art. 39 do Regulamento aprovado pelo Decreto nº 61.934, de 22 de dezembro de 1967, compete ainda ao CRA-PA, nos termos do art. 2º do Regimento Interno aprovado pela Resolução Normativa CFA nº 578, de 18 de fevereiro de 2020:

I – dar execução às diretrizes e normas formuladas pelo Conselho Federal de Administração;
II – fiscalizar, na área da respectiva jurisdição, o exercício das atividades abrangidas pela Lei nº 4.769/1965, bem como enviar às autoridades competentes relatórios sobre os fatos que apurarem e cuja solução não seja de sua alçada;
III – organizar e manter o registro das pessoas físicas e jurídicas sujeitas à inscrição no Conselho, nos termos da Lei nº 4.769/1965 e Lei nº 6.839/1980;
IV – Julgar as infrações à Lei nº 4.769/1965 e ao Código de Ética dos Profissionais de Administração aprovado pelo Conselho Federal de Administração;
V – expedir as Carteiras de Identidade Profissional aos inscritos, em conformidade com o regramento disposto em resolução do Conselho Federal de Administração.
VI – dirimir, no âmbito de sua jurisdição, dúvidas relativas à legislação de regência da profissão, bem como do código de deontologia;
VII – submeter seu regimento interno ao exame e aprovação pelo Conselho Federal de Administração;
VIII – encaminhar, depois de apreciadas pelo Plenário do CRA-PA, suas prestações de contas ao Conselho Federal de Administração, para exame e julgamento.

O Plenário do CRA, composto por Conselheiros Regionais Efetivos e seus respectivos Suplentes, eleitos diretamente pelos Profissionais de Administração registrados. A duração do mandato de cada Conselheiro é de 4(quatro) anos, permitida uma reeleição. A renovação do Plenário é de 1/3 e 2/3, alternadamente, a cada biênio.

O CRA adota o modelo de gestão por áreas administrativas, cada qual com suas competências estabelecidas no Regimento Interno. O CRA pode dispor ainda de outros órgãos, como Diretorias Executivas e para atividades específicas podem ser constituídas Comissões Permanentes, cujos integrantes são eleitos pelo Plenário.

A Assembleia de Presidentes dos CRAs é um importante órgão que auxilia o processo de tomada de decisão do CFA. Órgão consultivo, composto pelos Presidentes de todos os Regionais, a Assembleia é o termômetro dos profissionais de Administração para com o Sistema.

A direção do CRA é feita pelo regime presidencialista e ao Presidente do CRA incumbe, principalmente, dirigir e presidir as reuniões do Plenário e representar o CRA em juízo ou fora dele, requisitar às autoridades competentes, até mesmo as de segurança pública, quando necessário, os recursos indispensáveis ao cumprimento de dispositivos legais que regem o exercício da profissão de Administrador, tomar providências de ordem administrativas necessárias ao rápido andamento dos processos no Conselho, participar na Assembleia de Presidentes a prestação de contas com relatórios de gestão do exercício anterior, dentre outras funções.

O Sistema CFA/CRAs consciente de suas responsabilidades atua com enfoque na sua missão primordial de valorizar o profissional e a Ciência da Administração. Regulamentado como Autarquia Federal pela Lei 4.769 de 9 de setembro de 1965, sua atuação no Brasil consolidou-se como Instituição, ampliando gradativamente sua participação na discussão de grandes temas nacionais, melhorando permanentemente sua capacidade administrativa e aproximando-se cada vez mais do profissional.

Presidente: Adm. Fábio Lúcio de Souza Costa

Vice-Presidente: Adm. Delma Maria Sales de Souza Lopes de Oliveira

Diretor Administrativo e Financeiro: Adm. Hermes da Silva Feitosa

Diretor de Fiscalização e Registro: Adm. Claudio da Silva Bittencourt Junior

Diretora de Relações Institucionais: Adm. Maria Emília Pinheiro Cunha

Conselheiros Regionais Efetivos

Adm. Fábio Lúcio de Souza Costa
Adm. Hermes da Silva Feitosa
Adm. Ivaldo Ferreira de Melo Júnior
Adm. Claudio da Silva Bittencourt Junior
Adm. Delma Maria Sales de S. Lopes de Oliveira
Adm. Danielle Cristina Gonzaga Corrêa
Adm. Elaine Cristina Grecchi Gonçalves
Adm. Maria Emília Pinheiro Cunha
Adm. José Francisco da Silva Árias

Respectivos Suplentes

Adm. Gilson Oliveira Reis
Adm. Caetano Candido dos Reis Neto
Adm. Oswaldo Gomes de Souza Junior
Adm. Pedro Carlos Refkalefsky Loureiro
Adm. Elecir Maria Martins Alves D’Almeida
Adm. Romilda da Silva Uchoa
Adm. Wiviane Freitas de Godoy
Adm. Elson Lobato Carvalho
Adm. Silvanira da Costa Aragão

COMISSÃO PERMANENTE DE TOMADA DE CONTAS (CPTC)
Ato Nomeação:
Ata Reunião Plenária de 25/03/2020, Portaria CRA-PA nº 007/2020 e Portaria CRA-PA nº 021/2020
Período:
25/03/2020 a 31/12/2020
Composição: Conselheiro Adm. Ivaldo Ferreira de Melo Júnior (Coordenador), Adm. Paulo Henrique Araújo Sales e Adm. Pedro Carlos Refkalefsky Loureiro, como membros.

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO (CPL)
Ato Nomeação:
Ata Reunião Plenária de 25/03/2020 e Portaria CRA-PA nº
Período:
25/03/2020 a 31/12/2020
Composição: Coordenadora da Comissão Conselheira Adm. Danielle Cristina Gonzaga Corrêa e  como membros  Conselheira Adm. Elecir Maria Martins Alves D’ Almeida e o funcionários Adm. Aquilino Reis Monteiro Filho, Adm. Elizangela de Jesus Santos Silva, Nazaré Cristina Pereira Barbosa.

COMISSÃO PERMANENTE DE ÉTICA E DISCIPLINA (CPED)
Ato Nomeação:
Ata Reunião Plenária de 25/03/2020 e Portaria CRA-PA nº 011/2020

Período: 25/03/2020 a 31/12/2020
Composição: Coordenador da Comissão Conselheiro Hermes da Silva Feitosa, como seu suplente o Conselheiro Caetano Cândido dos Reis Neto. Como membros Adm. Gilson Oliveira Reis e Adm. Paulo Roberto Sousa Thomaz, respectivos supelntes Adm. Romilda da Silva Uchôa e Adm. Maria de Fátima Silva Santos.

COMISSÃO PERMANENTE ELEITORAL (CPE)
Ato Nomeação:
Ata Reunião Plenária de 25/03/2020 e Portaria CRA-PA nº 005/2020
Período:
25/03/2020 a 31/12/2020
Composição:
Conselheira Adm. Delma Maria Sales de Souza Lopes de Oliveira (Coordenadora), Conselheiro Adm. Pedro Carlos Refkalefsky Loureiro e Adm. Joel Araújo da Silva, como membros.

Efetivo:
Adm. Mauro dos Santos Leônidas – Licenciado em 27/03/2020

Suplente:
Adm. Maria José Buchalle Silva – Assumiu a titularidade em 30/03/2020

Áreas administrativas internas: 

Superintendência

Responsável: Adm. Aquilino Reis Monteiro
Contato: (91) 3202-7889/98896-1347
 

Administração e Finanças

Responsável: Adm. Vanja Suely Ramos da Silva
Contato: (91) 3202-7889/99103-2832

Fiscalização

Responsável: Adm. Elizangela de Jesus Santos Silva
Contato: (91) 3202-7889/99207-8265

Registro Profissional

Responsável: Nazaré Pereira Barbosa
Contato: (91) 3202-7889/99100-1139

Cadastro

Responsável: Bernardo de Moraes Afonso
Contato:(91) 3202-7889/99100-1139

Protocolo SEI e Dívida Ativa

Responsável: Adm. Nilze de Lima Klen
Contato:(91) 3202-7889/99103-2832

Jurídico

Responsável: Adv. Nauto Enderson Nascimento da Silva
Contato: (91) 3202-7889/99100-1139

Contabilidade

Responsável: Josely Muniz Santos
Contato: (91) 3202-7889/99103-2832

A Ouvidoria é um dos canais de comunicação que o CRA-PA oferece aos registrados e à sociedade.

Seu objetivo principal é contribuir para a melhoria da qualidade de atendimento e prestação de serviços, e na defesa dos profissionais e empresas que atuam na área da Administração.

Os interessados podem encaminhar suas solicitações por formulário eletrônico específico, pessoalmente ou por telefone e e-mail. A Ouvidoria está instalada na sede do Conselho, e o horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino (8h30 às 12h) e vespertino (13h30 às 17h), mediante agendamento, São objetivos da Ouvidoria:

  1. assegurar a participação da sociedade no Conselho Regional de Administração do Pará, para promover a melhoria das atividades desenvolvidas; e
  2. reunir informações sobre diversos aspectos do CRA-PA, com o fim de contribuir para a gestão institucional.

ENDEREÇO: Tv. Quintino Bocaiúva, 2301, Sala 2303, Cremação, Belém – PA, 66045-315 (Ed. Rogélio Fernandez Business Center)
E-MAIL: ouvidoria@crapa.org.br
TELEFONE: (91) 3202-7889
OUVIDOR: Adm. Oswaldo Gomes de Souza Junior

Sua participação é muito importante para nós. Para agendar seu atendimento na sede do CRA, para Informações, sugestões, reclamações e denúncias, por favor entrar em contato clicando aqui.

Regimento Interno do Conselho Regional de Administração do Pará, aprovado pela Resolução Normativa CFA Nº 578, de 18 de fevereiro de 2020. Acesse o conteúdo completo do Regimento Interno.

Adm. Nelson de Figueiredo Ribeiro
Mandado: 28/05/1968 a 15/05/1972

Adm. Aldo da Costa e Silva
Mandato: 16/05/1972 a 10/10/1976

Adm. Leonel Fernandes Dias da Silva
Mandato: 10/10/1976 a 01/07/1979

Adm. Antônio Erasmo Feitosa Maia
Mandatos: 02/07/1979 a 26/05/1980
                  01/01/1988 a 31/12/1989

Adm. Edvaldo Menezes de Sales
Mandato: 16/06/1980 a 06/12/1984

Adm. Marco Antônio de Brito Carvalho
Mandato: 07/12/1985 a 31/12/1986.

Adm. Jose Artur Guedes Tourinho
Mandato: 01/01/1987 a 31/12/1987                                        

Adm. Fernando Antônio Santos de Souza 
Mandato: 01/01/1990 a 31/12/1990

Adm. Jesus Maués Pinheiro
Mandato: 02/01/1991 a 31/12/1992.

Adm. José Célio Santos Lima
Mandatos: 04/01/1993 a 31/12/2006
                    01/01/2011 a 31/12/2018

Adm. Aldemira Assis Drago
Mandato: 02/01/2007 a 31/12/2010

Adm. Amilcar Pacheco dos Santos (Presidente Interventor)
Mandato: 23/01/2019 a 25/03/2020