CONSELHO REGIONAL DO PARÁ

Você Administrador e Tecnólogo, pode se sentir em casa no Conselho Regional de Administração (CRA).

Localizada [LOCAL DA SEDE ENDEREÇO], a sede tem um ambiente de trabalho apropriado à importância da instituição e da profissão. Além do que, é a referência da profissão, em nível Regional.

Profissional e Estudante de Administração. A Casa é sua.

[FOTO da SEDE]

Valores do CRA

Ética, Competência, Inovação, Valorização da Profissão e Participação

Missão

Promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país.

Visão

Ser uma entidade reconhecida pela sociedade, capaz de assegurar a atuação plena dos profissionais de Administração.

Filosofia

Para o cumprimento de sua missão, o sistema CFA/CRAs acredita, respeita e aceita como orientadores os seguintes princípios:

1. Sociedade e Cidadania

A defesa da sociedade deve ser feita em total comprometimento com a cidadania e com irrestrito cumprimento à legislação.

2. Macroambiente

As ações, atitudes e comportamentos devem guardar respeito ao ser humano, à sociedade e ao ambiente.

3. Conhecimento

A valorização do conhecimento deve ser considerada como fundamental para a profissão, assim como o compromisso com o avanço tecnológico e com as mudanças que a atualização requer devem ser buscadas continuamente.

4. Profissão

A atuação profissional do Administrador deve ser realizada com independência, mas guardando o respeito e buscando integração com as outras profissões.

5. Participação

A participação e o comprometimento dos Administradores são fatores que valorizam a profissão, e devem ser continuamente estimulados.

Conselho Regional de Administração do Pará, autarquia dotada de personalidade jurídica de direito público, com sede e foro em Belém/PA e jurisdição em todo o território do Estado do Pará, Criado pela Resolução Normativa CFA nº 2, de 17/01/68, com sede e foro na cidade de Belém e jurisdição no Estado do Pará, tem por finalidade cumprir e fazer cumprir a legislação que regulamenta o exercício da profissão de Administrador e a fiscalização das atividades prestadas no campo da Administração por pessoas físicas e jurídicas; possuindo autonomia técnica, administrativa e financeira, além de se constituir no conjunto de autarquias do Sistema CFA/CRAs.

O Conselho Regional de Administração do Pará é o órgão normativo, consultivo, orientador, disciplinador e fiscalizador do exercício da profissão do Administrador, bem como controlador e fiscalizador das atividades financeiras e administrativas sob sua jurisdição.

OAlém das finalidades previstas no art. 8º da Lei nº 4.769, de 09 de setembro de 1965, e no art. 39 do Regulamento aprovado pelo Decreto nº 61.934, de 22 de dezembro de 1967, compete ainda ao CRA-PA, nos termos do art. 4º do Regimento Interno aprovado pela Resolução Normativa CFA nº 467, de 26 de maio de 2015:
I – baixar atos julgados necessários à fiel observância e execução da legislação referente aos Profissionais de Administração;
II – propor ao Conselho Federal de Administração o aperfeiçoamento de atos e normas que são indispensáveis ao cumprimento de suas competências ou ao aprimoramento do exercício profissional;
III – colaborar com os poderes públicos, instituições de ensino, sindicatos e outras entidades de classe, no estudo de problemas do exercício profissional e do ensino da Administração, propondo e contribuindo para a efetivação de medidas adequadas à sua solução e aprimoramento;
IV – celebrar convênios, contratos e acordos de cooperação técnica, científica, financeira e outros de interesse do CRA-PA;
V – dirimir dúvidas ou omissões sobre a aplicação da legislação reguladora do exercício dos Profissionais de Administração;
VI – indicar, por decisão do seu Plenário, representantes, registrados e em dia com o CRA-PA, para participar de órgão consultivo de entidades da administração pública direta e indireta, de fundações, organizações públicas e privadas, quando solicitado por quem de direito;
VII – indicar delegados com funções de representação, de orientação ou de observação a congressos, seminários, convenções, encontros, concursos, exames ou eventos similares;
VIII – promover estudos, pesquisas, campanhas de valorização profissional, publicações e medidas que objetivem o aperfeiçoamento técnico e cultural dos Profissionais de Administração;
IX – valorizar, mediante reconhecimento público e premiações, profissionais, personalidades, empresas e instituições públicas e privadas que tenham contribuído significativamente para o desenvolvimento da Ciência da Administração no Brasil e, em especial, na jurisdição do CRA-PA;
– realizar ou apoiar programas que promovam a ampliação do mercado de atuação dos Profissionais de Administração e das organizações afiliadas;
XI – organizar e manter o registro dos profissionais e das organizações de que tratam os arts. 14 e 15 da Lei n.º 4.769, de 09 de setembro de 1965, a Lei n.º 6.839, de 30 de outubro de 1980, as Resoluções Normativas e as Deliberações do CFA;
XII – julgar as infrações e impor as penalidades referidas na Lei n.º 4.769/65 e na legislação vigente..

O Plenário do CRA, composto por Conselheiros Regionais Efetivos e seus respectivos Suplentes, eleitos diretamente pelos Administradores e Tecnólogos. A duração do mandato de cada Conselheiro é de 4 anos, permitida uma reeleição. A renovação do Plenário é de 1/3 e 2/3, alternadamente, a cada biênio.

O CRA adota o modelo de gestão por áreas administrativas, cada qual com suas competências estabelecidas no Regimento Interno. O CRA pode dispor ainda de outros órgãos, como Diretorias Executivas e para atividades específicas podem ser constituídas Comissões Permanentes, cujos integrantes são eleitos pelo Plenário, dentre os Conselheiros Efetivos para exercerem suas atividades.

A Assembleia de Presidentes dos CRAs é um importante órgão que auxilia o processo de tomada de decisão do CFA. Órgão consultivo, composto pelos Presidentes de todos os Regionais, a Assembleia é o termômetro dos profissionais de Administração para com o Sistema.

A direção do CRA é feita pelo regime presidencialista e ao Presidente do CRA incumbe, principalmente, dirigir e presidir as reuniões do Plenário e representar o CRA em juízo ou fora dele, requisitar às autoridades competentes, até mesmo as de segurança pública, quando necessário, os recursos indispensáveis ao cumprimento de dispositivos legais que regem o exercício da profissão de Administrador, tomar providências de ordem administrativa necessárias ao rápido andamento dos processos no Conselho, participar na Assembleia de Presidentes a prestação de contas com relatórios de gestão do exercício anterior, dentre outras funções.

O Sistema CFA/CRAs consciente de suas responsabilidades atua com enfoque na sua missão primordial de valorizar o profissional e a Ciência da Administração. Regulamentado como Autarquia Federal pela Lei 4.769 de 9 de setembro de 1965, sua atuação no Brasil consolidou-se como Instituição, ampliando gradativamente sua participação na discussão de grandes temas nacionais, melhorando permanentemente sua capacidade administrativa e aproximando-se cada vez mais do profissional.

Diretoria Executiva

Presidente: Adm. Fábio Lúcio de Souza Costa

Vice-Presidente: Adm. Delma Maria Sales de Souza Lopes de Oliveira

Diretor Administrativo e Financeiro: Adm. Hermes da Silva Feitosa

Diretor de Fiscalização e Registro: Adm. Cláudio da Silva Bittencourt Junior

Diretora de Relações Institucionais: Adm. Danielle Cristina Gonzaga Corrêa

Conselheiros Regionais Efetivos

Adm. Fábio Lúcio de Souza Costa
Adm. Hermes da Silva Feitosa
Adm. Ivaldo Ferreira de Melo Junior
Adm. Cláudio da Silva Bittencourt Junior
Adm. Delma Maria Sales de Souza Lopes de Oliveira
Adm. Danielle Cristina Gonzaga Corrêa
Adm. Hinton Hennington Portilho Bentes Neto
Adm. Vera Ruth de Carvalho Fidalgo
Adm. Luiz Alves dos Santos

Respectivos Suplentes

Adm. Gilson Oliveira Reis
Adm. Caetano Candido dos Reis Neto
Adm. Oswaldo Gomes de Souza Junior
Adm. Pedro Carlos Refkalefsky Loureiro
Adm. Elecir Maria Martins Alves D’Almeida
Adm. Romilda da Silva Uchoa
Adm. Kotaro Tuji Neto
Adm. Francisco de Assis Rei Moreira
Adm. Glayton Jean da Silva Rodrigues

Conselheiro Federal Efetivo
Adm. Mauro dos Santos Leônidas
CRA-PA 03127

Conselheira Federal Suplente
Adm. Maria José Buchalle Silva
CRA-PA 07833

Áreas administrativas internas: 

Administração e Finanças

Responsável:
Contato:

Educação

Responsável:
Contato:

Estudos e Pesquisas

Responsável:
Contato:

Fiscalização

Responsável:
Contato:

Desenvolvimento Institucional

Responsável:
Contato:

Registro Profissional

Responsável:
Contato:

A Ouvidoria é um dos canais de comunicação que o CRA oferece aos registrados e à sociedade.

Seu objetivo principal é contribuir para a melhoria da qualidade de atendimento e prestação de serviços, e na defesa dos profissionais e empresas que atuam na área da Administração.

Sua participação é muito importante para nós. Para agendar seu atendimento na sede do CRA, ou para Informação, Solicitação, Sugestão, Reclamação e Denúncia, por favor entrar em contato no link abaixo:

OUVIDORIA

Regimento do Conselho Regional de Administração do Pará
Acesse o conteúdo completo do Regimento Interno clicando aqui!

Adm. IBANY DA CUNHA RIBEIRO

Reg. no CRA/RJ nº 01, Presidente da Junta Executiva constituída pelo Decreto nº 58.670, de 20/06/66, mandato de 22/06/1966 a 01/01/1970 .

Intervenção do então Ministério do Trabalho e Previdência Social, de 02/01/1970 a 16/01/1977


Adm. GUILHERME QUINTANILHA DE ALMEIDA

Reg. no CRA/SP nº 07, 2º Presidente eleito, mandato de 17/01/1977 a 08/01/1987.


Adm. BELMIRO SIQUEIRA

Reg. no CRA/RJ nº 10, então Vice-Presidente eleito, em substituição, de 24/04/1986 a 29/11/1986, data de seu falecimento.


Adm. LUIZ CARLOS AIRES BARREIRA NANAN

Reg. no CRA/CE/PI nº 536, então Diretor Administrativo eleito, em substituição, de 29/11/1986 a 08/01/1987.


Adm. HERONI DE ASSUNÇÃO JACQUES

Reg. no CRA/RS nº 1334, 3º Presidente eleito, mandato de 09/01/1987 a 14/01/1988.


Adm. MARCO ANTONIO DE BRITO CARVALHO

Reg. no CRA/PA/AP nº 624, 4º Presidente eleito, mandato de 15/01/1988 a 07/01/1990.


Adm. DUARAN LEÃO DUARTE

Reg. no CRA/CE/PI nº 951, 5º Presidente eleito, mandato de 08/01/1990 a 09/01/1991.


Adm. GILMAR CAMARGO DE ALMEIDA

Reg. no CRA/MG nº 5285, 6º Presidente eleito, mandato de 10/01/1991 a 12/01/1994.


Adm. RUI OTÁVIO BERNARDES DE ANDRADE

Reg. no CRA/RJ nº 0104720-5, 7º Presidente eleito, mandato de 13/01/1994 a 11/01/2007.


Adm. ROBERTO CARVALHO CARDOSO

Reg. no CRA/SP nº 97, 8º  Presidente eleito, exerceu o mandato de 12/01/2007 a 13/01/2011


Adm. SEBASTIÃO LUIZ DE MELLO

Reg. no CRA/MS nº 13, 9º  Presidente eleito, exerceu o mandato de 14/01/2011 a 12/01/2017


Adm. WAGNER SIQUEIRA

Reg. no CRA-RJ nº 01-02903-7, 10º Presidente eleito, exerce o mandato desde 12/01/2017

Fechar Menu