No momento você está vendo Mulheres administradoras discutem responsabilidade e sustentabilidade

Mulheres administradoras discutem responsabilidade e sustentabilidade

Depois da pandemia, o Fórum das Mulheres da Administração volta a acontecer de forma presencial. O evento acontece paralelo ao XVII Fórum Internacional de Administração (FIA), em Belém do Pará. O encontro feminino começou na tarde desta terça, feira, 26.

Coube a coordenadora da Comissão do ADM Mulher do CFA, Admª Cláudia Stadtlober, dar as boas vindas às participantes e apresentar as palestrantes do painel “Sustentabilidade nas organizações: um enfoque feminino”. O tema foi debatido pela reitora da Unama, Maria Betânia Fidalgo; e pela administradora boliviana, Daniela Rios; com mediação da vice-presidente do CRA-MG, Admª Nádia Mauren Venuto.

“Sustentabilidade parte também do diálogo, ouvir as pessoas é fator chave e primordial para que a organização consiga implantar esta nova política necessária à sua sobrevivência”, explicou Maria Betânia.

A professora comentou, ainda, sobre inovações organizacionais e os princípios para implantar a sustentabilidade nas organizações. “Incentivar a iniciativa voluntária dos profissionais, incluir profissionais motivados para a sustentabilidade, desenvolvimento de indicadores estratégicos, promover a sustentabilidade organizacional com o engajamento de colaboradores de todos os níveis hierárquicos, entre outros”, enumerou.

Daniela sugeriu fazer uma reflexão sobre a contribuição das mulheres no tema sustentabilidade. Ela lembrou, ainda, que a igualdade de gênero é uma dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

“As mulheres promovem mais conhecimento e contribuem para o uso consciente dos recursos naturais como solo, água e energia”, afirmou.

Em seguida, começou outro painel: “A mulher Administradora na responsabilidade social”. O debate, mediado pela presidente do CRA-RS, Admª Cláudia Abreu, teve a participação da professora da UFPA, Admª Fíbia Brito Guimarães; e pela presidente do Colégio de Administradores do Paraguay (CAPY), Gladys Paiva.

Para Gladys, as organizações precisam se comprometer com a sustentabilidade e a equidade de gênero. Segundo ela, a responsabilidade social empresarial deve conjugar os objetivos econômicos, sociais e ambientais.

Consequentemente, deve ainda conciliar os interesses que a empresa deseja obter com os anseios da sociedade. “As empresas que adotam isso em seu modelo de negócio tendem a ter uma vantagem competitiva maior. Certamente, isso é um diferencial”, defendeu.

A administradora Fíbia falou da dificuldade em achar estudos na área da ciência da Administração que trazem dados sobre as mulheres. Ela alertou que quanto maior o cargo nas organizações, menor a participação das mulheres. “Apesar dessas mulheres terem oportunidade de trabalhar, há uma dificuldade e uma injustiça de gênero que causam essas disparidades empresariais”, reclamou.

O XVII FIA é um evento promovido pelo CFA e o CRA-PA. Nesta edição, o tema do evento é “A Ciência da Administração sob a égide da Ética, Governança e Sustentabilidade”. O Fórum é realizado em Belém do Pará nos dias 26, 27 e 28 de setembro.

Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.