No momento você está vendo EPROCAD e EDFAD focam debates em capacitação e ações estratégicas

EPROCAD e EDFAD focam debates em capacitação e ações estratégicas

A capacitação profissional é um princípio defendido pelo Sistema CFA/CRAs. Com foco nesse ideal, o XVII Fórum Internacional de Administração destacou um momento específico para a apresentação de Artigos Científicos Acadêmicos e Profissionais, e também para realização do Encontro de Professores e Coordenadores dos Cursos de Administração, o EPROCAD, e do Encontro de Dirigentes de Faculdades de Administração, o EDIFAD. 

Foram 25 trabalhos apresentados na tarde do segundo dia de evento. Os participantes se dividiram entre as salas temáticas “Pará” e “Belém” para acompanhar as palestras.

EDIFAD

O professor e presidente do Sistema CFA/CRAs, Mauro Kreuz, falou sobre Tendências da Educação Superior no Brasil, durante o espaço dedicado ao EDIFAD. Em um bate-papo dinâmico, Administradores, gestores, diretores e reitores de Instituições de Ensino Superior ouviram um pouco a trajetória vivida por Kreuz na Administração. Em sua fala, Mauro enfatizou o sentimento de valor especial que tem pela educação e ressaltou a necessidade de se preparar profissionais 4.0.

“Nós temos que entender que o mundo do trabalho é regido por competência.”

Os participantes mapearam as principais dificuldades do Ensino Superior no Brasil e debateram sobre meios de adequar esses problemas à realidade da sociedade.  

O ensino a distância foi destacado como tendência. Em 2004, apenas 4% do ensino era nessa modalidade, enquanto que em 2020, o EAD passou a contar com 53,4% de aderência dos estudantes, segundo dados do Censo da Educação Superior do Inep. Mauro Kreuz destacou que esse crescimento é uma realidade sem volta.

“Os cursos livres vão dominar o mundo! Montem cursos livres! Vocês têm um mercado cativante de egressos, ofereçam cursos livres para que eles saiam de lá sabendo fazer.”

Diante dos problemas levantados, Mauro apontou um caminho para a solução.

“O caminho para uma possível solução  é a construção de um  projeto estratégico de nação, construído à luz da Ciência da Administração. Essa é a minha utopia. Essa é a minha esperança!”

EPROCAD

Diretora da Câmara de Formação Profissional do CFA e conselheira do CRA-PA, Cláudia Stadlober coordenou um dos painéis, onde foram discutidas a implantação das novas  Diretrizes Curriculares dos Cursos de Administração. O evento contou com aproximadamente 80 professores e coordenadores de cursos que participaram ativamente da discussão de revisão do Projeto Pedagógico de curso, com vista a atender às novas DCNs e o novo perfil de profissional para a Administração. Durante o evento também foram apresentadas as estratégias da pesquisa nacional: Perfil profissional do profissional de Administração.

Para a Administradora Cláudia, o momento foi muito rico pela troca.

“Foi uma ótima oportunidade de discutir e apresentar os principais destaques da DCN para desenvolvimento do ensino de Administração no país com qualidade.”

 

Trabalhos científicos

Outros estudos foram detalhados pelos pesquisadores nas salas A e B, do plenário principal.  A auto observação para se fazer melhor visto como empresa e como gestor foi relatada, como ação estratégica, pela Administradora Adriana Higino. Segundo ela, a condução por um coacher pode ajudar a avaliar e desenvolver competências de gestão, liderança de pessoas, gestão financeira e gestão de imagem.

A Administradora destacou a presença feminina nos espaços de gestão e liderança. Assunto que terá um espaço exclusivo para debate no Fórum de Mulheres Administradoras, que acontece em paralelo junto ao FIA.

O maior evento de Administração do mundo é realizado de 26 a 28 de setembro, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (PA).

Patrícia Portales
Assessoria de Comunicação CFA.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.