No momento você está vendo CRA-PA completa 55 Anos de atuação em prol dos Profissionais de Administração do Pará

CRA-PA completa 55 Anos de atuação em prol dos Profissionais de Administração do Pará

O Conselho Regional de Administração do Pará completa, neste mês de abril, com a gestão liderada pelo presidente, Adm. Fábio Lúcio Costa, 55 anos de implantação. As mais de cinco décadas de atividades foram marcadas por conquistas significativas para a profissão.

A história do CRA-PA iniciou-se com a publicação, em 17 de janeiro de 1968, da Resolução Normativa CFTA nº 02/68, cuja nomenclatura inicial foi Conselho Regional de Técnicos de Administração da 2ª Região, CRTA/PA/AM/AP/RR, sua nomenclatura inicial, já que abrangia os Estados do Pará, Amazonas e os Territórios do Amapá e Roraima e indicava sua sede em Belém/PA, com a função de fiscalizar o desempenho da profissão e expedir as carteiras profissionais.

Para este feito havia sido instituída pelo Ministério do Trabalho uma Junta Administrativa, presidida pelo advogado, professor e posteriormente Técnico de Administração Provisionado Nelson de Figueiredo Ribeiro. Basicamente, a função da Junta era realizar todos os preparativos legais com o objetivo de promover medidas preparatórias à execução da Lei 4.769, de 09/09/65, para que o Conselho Regional pudesse vir a ser instalado.

Os membros da Junta Executiva Regional foram nomeados pelo presidente da Junta Executiva do Conselho Federal, dentre nomes representativos da profissão, de bacharéis, de professores e de representantes da Universidade e associações. A primeira Junta Administrativa, foi constituída pelos Srs. Nelson de Figueiredo Ribeiro, Wanderley de Andrade Normando, Joaquim Borges Gomes, João de Almeida Moreira, Raymundo Nonato M. de Albuquerque, Ricardo Aurélio B. Vasques, José Maria R. Noronha, Elizeu de França Ramos Filho, Armando Dias Mendes, Jesus Medeiros e Ramiro Fernando Nazaré.

Para que os trabalhos começassem, a sua instalação aconteceu, oficialmente, no dia 28 de abril de 1968, em Assembleia Geral, realizada no Salão Nobre da Associação Comercial do Pará (ACP/PA), local onde funcionou até o dia 16 de abril de 1969. Desde então o Conselho atua como órgão consultivo, orientador, disciplinador e fiscalizador do exercício da profissão de Administrador, Tecnólogo e Técnico de Ensino Médio em Administração no Estado.

O registro de nº 01 coube ao Adm. Nelson de Figueiredo Ribeiro, que também foi o seu primeiro presidente. Aos poucos o Conselho foi crescendo e aumentando o número de registrados e hoje conta com mais de 11 mil profissionais inscritos.

Os obstáculos enfrentados no início do processo foram grandes, trajetória cheia de dificuldades e restrições, com escassez de recursos e sem estrutura física adequada para viabilizar os primeiros anos da entidade. Mas no decorrer dos anos o esforço foi recompensado, nossos números mudaram e colocaram nosso Conselho entre os mais importantes do país.

Desde então, o CRA-PA, uma Autarquia Federal que faz parte do Sistema CFA/CRAs, se dedica, todos os dias, à sua missão: a de fiscalizar, valorizar e promover o exercício do profissional de Administração, contribuindo com o desenvolvimento do país. E o resultado tem sido positivo, uma vez que os profissionais de Administração vêm conquistando estabilidade no mercado de trabalho, respeito e reconhecimento da sociedade.

O crescimento do ensino superior, e dos cursos de Administração espalhado por todo o Estado e o desenvolvimento de novas tecnologias foram fatores preponderantes para expansão e fortalecimento do Regional. Com os anos, o Conselho passou por várias transformações, principalmente na estruturação física, implantação e aprimoramento do sistema de fiscalização, evolução tecnológica, diversas parcerias, processo de interiorização de suas atividades.

Para celebrar a data e o trabalho desenvolvido nos últimos cinquenta e cinco anos, o Conselho preparou diversas ações e ganhou uma marca especial de aniversário. O selo comemorativo elaborado nas cores azul e dourado, estampa a logo da profissão e faz alusão ao período alcançado, que será utilizada em todos os canais de comunicação.

São mais de meio século de história, atuando pelo bem da sociedade, registrando e salvaguardando os profissionais paraenses, ao mesmo tempo, impedindo a atuação de leigos e pessoas não habilitadas para prestarem serviços à sociedade. O Conselho funciona como a Casa do Profissional de Administração e nosso foco é atuar com ações que favoreçam e fortaleçam a profissão.

Uma programação vem sendo preparada para que a data não passe “em branco”. As atividades englobam momentos de integração, de capacitação, de informação, reuniões e homenagens. Durante os meses de abril e maio, todos, vão acompanhar a história da formação do Conselho e as principais conquistas para a consolidação da profissão no Estado do Pará.

O marco será comemorado com uma cerimônia de descerramento da placa alusiva de aquisição, pela nova gestão, da nova sede própria, na Trav. Quintino Bocaiúva, 2301, 23º andar/2303, e uma solenidade no auditório do Edifício Rogério Fernandez, no dia 17 de maio, a partir das 18h:30. Na ocasião, acontece uma palestra e serão homenageados alguns profissionais e personalidades que, que de alguma forma, contribuíram direta e indiretamente com o crescimento e o fortalecimento da autarquia. O evento tem as presenças confirmadas do presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Leonardo Macedo e do vice-presidente, Adm. Gilmar Camargo.

O presidente do CRA-PA, Adm. Fábio Lúcio Costa, falou da emoção em fazer parte dessa história.

“Eu me sinto muito realizado trabalhando em prol da nossa profissão. Nestes 55 anos, temos muitas conquistas alcançadas por todos esses profissionais que fizeram a história. Muitas delas merecem destaque, tais como a afirmação da nossa profissão no mercado, como os profissionais que possam gerir os recursos públicos e privados na geração de riquezas para o bem da sociedade”, afirmou.

Entre outros acontecimentos marcantes em sua história, em setembro de 2022, no Hangar Centro de Convenções, o CRA-PA realizou também o XVII FIA – Fórum Internacional de Administração, que reuniu mais 1,6 mil participantes inscritos e presentes, centenas de participantes na modalidade on-line, 02 palestrantes nacionais, 28 painelistas nacionais, 13 painelistas estrangeiros, 21 mediadores nacionais e cerca de 30 empresas e instituições apoiadoras, tornando-se um marco na realização de eventos em todo o Sistema CFA/CRA.

O presidente Fábio Lúcio lembra que, sob sua gestão, com a ajuda de todos os diretores e conselheiros, o CRA-PA passa por uma atuação marcante da Fiscalização, que busca a inserção cada vez maior dos profissionais de Administração no mercado de trabalho; uma premiação foi criada para homenagear os profissionais destaque em suas áreas de atuação para reconhecer projetos que contribuem não apenas para a melhoria do ensino, mas também para a formação do profissional e do cidadão; atuação que busca ver as necessidades da profissão; parcerias estratégicas; fomento do Clube de Benefícios; equilíbrio econômico-financeiro; publicação de uma Cartilha de Orientação Profissional, além da disponibilização de ferramentas para qualificação dos profissionais, foram algumas das ações implementadas nesse período.

Ao completar mais de meio século de atividades, o Conselho Regional de Administração do Pará procura fortalecer sua imagem institucional com ações que reflitam o sentimento de integração e aproximação com os Conselhos Regionais, com as Instituições de Ensino, com as entidades, com os profissionais e com a sociedade.

O CRA-PA chega aqui como uma instituição ímpar, íntegra, forte, presente na vida dos profissionais e no dia a dia da sociedade, graças aos resultados de todos que ajudaram a escrever essa história.

Nesses 55 anos, no presente, brindemos ao passado com o olhar no futuro!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.