No momento você está vendo Passado, presente e futuro reunidos para comemorar os 55 anos de instalação do CRA-PA

Passado, presente e futuro reunidos para comemorar os 55 anos de instalação do CRA-PA

Evento foi marcado por muita emoção e ricas narrativas sobre a trajetória do Regional paraense e do surgimento da profissão.

Mais de meio século de uma história construída com a participação dos profissionais de Administração foi celebrada na noite da última quarta-feira (17) pelo Conselho Regional de Administração do Pará. O aniversário de instalação da entidade foi comemorado em uma prestigiada cerimônia que aconteceu no auditório do Edifício Rogélio Fernandez, em Belém.

A solenidade contou com a presença de representantes da comunidade acadêmica e de conselhos de classe, lideranças do setor empresarial e profissionais de Administração. O evento contou ainda, com as presenças do presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo; do vice-presidente, Adm. Gilmar Camargo de Almeida; do diretor da CAF, Adm. Francisco Almeida Costa; do conselheiro federal, Adm. Mauro Leônidas; do presidente do CRA-CE, Adm. Francisco Rogério Cristino e do vice-presidente do CRA-CE, Adm. Lamarck Mesquita Guimarães.

O presidente do CRA-PA, Adm. Fábio Lúcio Costa, deu as boas-vindas aos presentes e lembrou que o Conselho foi construído com a participação de todos. “Nesse momento especial, quero lembrar da contribuição de muitos colegas administradores e outros que anonimamente construíram um grande Conselho profissional, contribuindo para o seu desenvolvimento e consolidação. Nossa história é bela porque existiram muitas lutas vencidas com união e perseverança, e mais desafios se apresentam para a nossa profissão”.

O presidente do Conselho Federal de Administração, Adm. Leonardo Macedo, destacou como esse momento é memorável para os profissionais do Estado do Pará. “O CRA-PA é motivo de destaque nacional pela organização e desempenho da sua gestão”, enfatizou.

A programação incluiu a entrega de certificado de Honra ao Mérito aos profissionais, organizações e personalidades que se destacaram e contribuíram para o desenvolvimento técnico-científico e social da Ciência da Administração, para a defesa dos profissionais e prestando relevantes serviços e trabalhos em benefício do Regional. Ao longo do ano de 2023, o CRA-PA continuará fazendo homenagens aos que contribuíram com sua trajetória.

Um dos homenageados foi o Administrador Raymundo Nonato Moraes de Albuquerque, membro da primeira Junta Governativa, responsável pela instalação do Conselho e aluno da primeira turma de administração da FGV. Albuquerque relembrou a evolução do surgimento da administração no País e a sua trajetória para a regulamentação. Lembrou dos motivos que o levaram para a Administração e se sentiu honrado com a homenagem.

O presidente Fábio Lúcio Costa, foi agraciado com uma Moção de Agradecimento do Conselho Federal de Administração, reconhecendo sua dedicação e comprometimento à ciência da Administração, fundamentais para promover a valorização do CRA-PA, além dos relevantes serviços prestados.

A noite festiva contou com uma palestra ministrada pelo Adm. Rubens Magno Junior, Diretor-Superintendente do Sebrae/PA, com o tema: “A Importância da Governança Corporativa na Administração”.

História

A história do CRA-PA iniciou-se com a publicação, em 17 de janeiro de 1968, da Resolução Normativa CFTA nº 02/68, para que os trabalhos começassem, a sua instalação aconteceu, oficialmente, no dia 28 de abril de 1968, em Assembleia Geral, realizada no Salão Nobre da Associação Comercial do Pará (ACP/PA), local onde funcionou até o dia 16 de abril de 1969.

A primeira Junta Administrativa, foi constituída pelos Srs. Nelson de Figueiredo Ribeiro, Wanderley de Andrade Normando, Joaquim Borges Gomes, João de Almeida Moreira, Raymundo Nonato M. de Albuquerque, Ricardo Aurélio B. Vasques, José Maria R. Noronha, Elizeu de França Ramos Filho, Armando Dias Mendes, Jesus Medeiros e Ramiro Fernando Nazaré.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.