No momento você está vendo Novembro Azul – CRA-PA realiza evento sobre a saúde do homem

Novembro Azul – CRA-PA realiza evento sobre a saúde do homem

Na tarde da última quarta-feira (29), o Conselho Regional de Administração do Pará, através da Comissão ADM Mulher, em parceria com o Comando Militar do Norte, realizou a “Roda de Conversa – Autocuidado e Prevenção do Câncer de Próstata”, com a participação do médico urologista Luiz Ribeiro, e do Educador Físico, Rômulo Rhino. A ação faz parte da Campanha de “Novembro Azul”, movimento internacional criado para conscientizar a sociedade, em especial o público masculino, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Na oportunidade foram tratadas questões importantes sobre os sintomas, diagnóstico e prevenção do câncer de próstata, assim como hábitos saudáveis relacionados à saúde do homem. 

O médico urologista, Luiz Ribeiro, um dos palestrantes da atividade destacou que “os principais fatores de aumento de incidência de câncer de próstata é o envelhecimento. A probabilidade de um idoso ter o câncer é maior que em um homem de 50. Sendo assim, a prevenção é o melhor caminho”.

Outro fator importante é manter hábitos saudáveis, como explicou Rômulo Rhino, educador físico e palestrante no evento. “Nem sempre é preciso passar muito tempo na academia. Tem que fazer uma avaliação de cada pessoa e assim determinar a condição física para indicar os melhores exercícios. Também é importante diminuir, ao máximo, a ingestão de alimentos processados e industrializados”.

Prestigiaram o evento os colaboradores da autarquia, os profissionais de Administração e os militares do CMN. Presentes também, o Presidente do CRA-PA, Adm. Fábio Lúcio Costa; o Coronel do Exército, Sérgio Henrique Lopes Rendeiro; o Conselheiro do CRA-PA, Adm. Luiz Alves dos Santos e as integrantes da Comissão ADM Mulher Pará.

Durante a programação, o presidente Fábio Lúcio enalteceu a parceria com o CMN e apresentou a Comissão Especial ADM Mulher Pará, que tem como coordenadora a Admª. Delma Lopes de Oliveira; vice-coordenadora a Tecnolª Nildes Thomaz; Secretária a Admª. Elizangela Santos e demais membros: Admª. Danielle Corrêa, Admª. Suely Margalho, Admª. Letícia Fayad e Admª. Rita de Cássia Gonçalves.

Novembro Azul 

O movimento Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, com objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. 

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, e é a segunda causa de óbito por câncer entre os homens.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata.  

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.