Com o objetivo de estimular e capacitar os profissionais de Administração em relação aos conceitos da Governança, Integridade e Compliance (CGI), o Conselho Regional de Administração do Pará, em conjunto com o Conselho Federal de Administração, realizou um workshop sobre essas áreas nos dias 24 e 25 de setembro. O evento ocorreu no auditório do edifício Rogélio Fernandez, localizado na Tv. Quintino Bocaiuva, que foi conduzido pelos administradores Fábio Macedo e Cássio Dias, diretor e coordenador da Câmara de Governança, Integridade e Compliance do CFA.
Durante o Workshop, foram explorados aspectos teóricos fundamentais, como a evolução histórica dos conceitos de governança, os princípios que sustentam a governança pública, e analisados estudos de casos ilustrativos. Foram discutidos também temas como o papel do apoio da alta administração, funcionamento da área de GIC e estratégias para promover uma cultura organizacional íntegra.
A principal estratégia da capacitação é disseminar a importância do profissional de administração no eixo canal da gestão. Segundo o diretor Adm. Fábio Macedo, a governança trata de um modo mais amplo dos eixos, que é uma forma estratégica para o delineamento operacional da gestão. A integridade é a forma de como o profissional é, da apresentação institucional à sociedade. Já compliance é a conformidade com as normas e legislações. “Agora mesmo está muito forte a questão da responsabilidade com a transparência pública, nós por sermos autarquia pública federal estamos atentos em atender as 32 exigências do Ministério Público Federal”, informou o diretor.
No primeiro dia, com 70 inscritos, o workshop foi dedicado para a capacitação dos profissionais registrados e adimplentes com o CRA-PA. Na ocasião, os administradores aprenderam e tiraram suas dúvidas sobre o funcionamento do programa temático, assim como aprenderam sobre gestão de riscos, requisitos entre outros assuntos, além da aula teórica, eles tiveram aula prática em grupos.
Os participantes do workshop elogiaram a qualidade do conteúdo e a forma como o evento foi conduzido. O Adm. David Moura ressaltou a importância da capacitação que será útil para o desenvolvimento de suas atividades. “No meu trabalho está sendo implantado esse processo de integridade e compliance na sua gestão. Adotar esse modelo, agrega à nossa implantação do IFPA. Estamos trabalhando agora de forma muito forte”, disse David.
´
A Adm. Elizama Silva Machado, servidora da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, que se deslocou da região sudeste do estado exclusivamente para participar da capacitação, falou de sua experiência. “Foi motivo de muita alegria estar aqui hoje, depois de mais de 15 horas de viagem, poder estar presente nesse evento, compartilhar momentos de grande aprendizado e contribuir também, então eu me sinto honrada em estar aqui e absolver todo o conteúdo apresentado. O desenvolvimento da palestra trouxe valioso conhecimento, e eu espero que mais momentos como esse possa continuar acontecendo para enriquecer mais ainda o nosso aprendizado”, concluiu.
De acordo com a superintendente da Controladoria Regional da União do Pará, Lorena Paredes, que esteve presente no workshop, informou que a CGU emite instruções, portarias e orientações relativas ao tema proposto. Portanto, para o Sistema é fundamental a capacitação a estes profissionais. “O Conselho está a partir deste evento promovendo um maior conhecimento sobre estes temas, até porque o normativo jurídico do Brasil hoje, em várias leis, inclusive de novas leis de licitações e contratos – Lei nº 14.133/2021, fala muito sobre a governança, integridade e compliance. Então, fomentar esse tipo de conhecimento junto com os profissionais da classe de administração é fundamental para que esses normativos possam ser devidamente cumpridos”, declarou.
O presidente do CRA-PA, Adm. Fábio Lúcio Costa, falou da relevância do workshop na vida dos profissionais. “Nesses dois dias de aprendizado, foram muitas informações e conhecimento daquilo que a gente pode colocar em prática em favor dos nossos profissionais e da sociedade. Desta forma, vamos seguir com uma gestão transparente, comprometida e com ética”, finalizou.
Já o segundo dia foi dirigido aos colaboradores e conselheiros da autarquia que participaram de uma roda de conversa, onde foram abordadas questões específicas do Sistema CFA/CRAs, como a resolução interna sobre Integridade e Compliance. Buscar soluções organizacionais também foi pauta entre os presentes e através de dinâmica, puderam externar o momento da sua virada de chave no CRA-PA. Os conselheiros federais pelo Pará, Adm. Mauro Leônidas e Adm. Fíbia Guimarães, também prestigiaram o evento.
Foi um momento de muito aprendizado e oportunidade ímpar para cada um que participou da capacitação. O evento foi um sucesso e contou com grande engajamento dos presentes.
.
Ascom: Andréa Ferreira