Nesta segunda-feira (16), a Comissão ADM Mulher do Conselho Regional de Administração do Pará, doou 181 frascos de vidros para armazenamento de leite humano no Hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará, que beneficiará 140 recém nascidos internados, entre eles clinicamente instáveis, graves e gravíssimos, na unidade neonatal.
Já é a segunda vez que o CRA-PA participa da ação, na qual foi firmado este compromisso com o hospital, que conta também com a participação das instituições de ensino.
“Fizemos essa parceria com a Santa Casa para fazer essa coleta dos frascos para o armazenamento do leite humano. Tivemos a ideia de convidar as IES (instituições de ensino) para colaborar com a gente, os alunos se envolveram também e conseguimos essa quantidade. Enquanto Comissão da ADM Mulher, estar ajudando essas mães, principalmente agora, é mostrar o amor que a gente sente pelas pessoas. Fazer o bem. Essa parceria vai se tornar permanente”, ressaltou a vice-presidente do CRA-PA e coordenadora da Comissão, a Admª. Delma Lopes, que foi acompanhada pela conselheira e secretária da Comissão, a Admª. Vera Fidalgo.
Cada frasco é esterilizado e rotulado para compor o kit de doação, juntamente com touca de cabelo e máscara, sendo entregue em domicílio pelos bombeiros às doadoras de leite humano. Os vidros também são utilizados na sala de apoio da amamentação da Santa Casa para a retirada de leite pelas próprias mães de bebês internados ou fazendo exames no hospital. É o caso da mãe, Antônia Samara, que é de Santa Izabel, interior do estado, que levou o filho na companhia do pai para fazer exames e aproveitou para doar o seu leite.
“É algo importante ajudar, eu já passei por isso. Com a minha primeira filha, eu não tinha leite e não tinha para doar, ela passava fome. Agora eu tenho bastante leite e posso ajudar outras crianças, porque a mãe fica preocupada se o filho está sendo alimentado. Então dou maior apoio”, disse a mãe emocionada.
Depois que o frasco é usado, ele é higienizado e preparado para um novo processo de coleta. Mas como são submetidos a altas temperaturas, muitos ficam danificados, por isso é preciso repor constantemente esse material.
De acordo com a responsável técnica do Banco de Leite Humano da Santa Casa, Vanda Marvão, 200 frascos por dia saem para rota na busca de leite humano das doadoras. Porém, neste período de fim de ano, cai bastante a doação devido às férias e festividades.
“Como neste período temos pouco leite, a distribuição entre os recém nascidos varia de acordo com as condições dessas crianças, mas todos eles precisam desse leite. Infelizmente temos que selecionar, quanto mais grave o bebê e quanto menor, mais prematuro, maior a necessidade de doação. Mas todos eles precisam. Porém, com o estoque baixo, precisamos trocar pela fórmula”, disse.
A pessoa que quer fazer parte deste trabalho solidário, de ser um doador, seja de frasco (que são aqueles potes de café solúvel de vidro com tampa plástica e rosqueável) ou doadora de leite materno, pode entrar em contato com a Santa Casa ou se cadastrar no site dos bombeiros. “Temos necessidade de divulgar bastante a doação de leite, de captar mais doadores”, pontuou a Dra Vanda Marvão.
Esta ação foi um trabalho em conjunto com a Comissão ADM Mulher, que tem também como integrantes as profissionais de Administração Nildes Thomaz (vice-coordenadora da Comissão), Danielle Corrêa, Suely Margalho e Letícia Pinheiro.
Por: Andréa Ferreira (Ascom-CRA-PA)