O Conselho Regional de Administração do Estado do Pará (CRA-PA) marcou presença em um dos eventos mais estratégicos do calendário nacional: o seminário “Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2050”, realizado nesta segunda-feira (16), no emblemático Theatro da Paz, em Belém. O convite partiu do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), por meio da Secretaria Nacional de Planejamento (Seplan), em parceria com o Governo do Estado do Pará e a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad).
Representando o presidente do CRA-PA, Adm. Fábio Lúcio Costa, o Diretor de Relações Institucionais, Adm. Hinton Bentes, destacou a importância do evento para o futuro da administração pública e privada no estado. O seminário reuniu autoridades federais, estaduais e representantes da sociedade civil para debater estratégias de desenvolvimento de longo prazo, com foco no tema: “Que Brasil queremos nos próximos 25 anos?”.
A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, também presidente do Comitê Estadual da COP 30 e secretária de Estado de Planejamento e Administração, ressaltou: “É fundamental estarmos engajados no planejamento estratégico do estado com o Pará 2050 – o Pará que nós queremos no futuro”.
A secretária nacional de Planejamento, Virgínia de Ângelis, reforçou o papel do planejamento de longo prazo para decisões mais assertivas no presente: “Hoje, no estado do Pará, temos a oportunidade de escutar diretamente os atores locais sobre essas potencialidades, muitas das quais já estão contempladas no plano Pará 2050”.
O presidente do CRC PA, Ailton Silva, lembrou que “As micro e pequenas empresas no Estado do Pará ainda precisam se adequar financeiramente e contabilmente para modelar melhor a construção de futuro com foco em 2050, e um projeto como este se faz relevante”.
O Adm. Hinton Bentes, Diretor de Relações Institucionais do CRA-PA, trouxe uma visão inspiradora sobre o papel da administração no contexto do Brasil 2050, “Participar desse diálogo nacional é um marco para o CRA-PA e para todos os profissionais de administração do Pará. A construção da Estratégia Brasil 2050, aliada ao lançamento do Pará 2050, nos permite pensar em soluções sob medida para as realidades locais, respeitando as particularidades e saberes de cada região. Isso potencializa o sucesso das políticas públicas e privadas, pois coloca as pessoas e suas culturas no centro das decisões”.
A Conselheira Adm. Iris Negrão, que também estava presente no evento, afirma que “o futuro da administração passa, necessariamente, por iniciativas que promovam a integração entre diferentes setores e promovam o desenvolvimento sustentável. O Pará, com sua diversidade e riqueza, tem muito a contribuir para o Brasil do amanhã. O CRA-PA está comprometido em ser protagonista nesse processo, incentivando a inovação, a ética e a excelência na gestão”.
O seminário “Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2050” já percorreu diversos estados brasileiros, como Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Roraima e São Paulo, além do Distrito Federal. O Pará é o 14º estado a receber o evento, reforçando sua posição estratégica no debate sobre o futuro do país.
A participação do CRA-PA nesse seminário evidencia o compromisso da instituição com o desenvolvimento sustentável, a valorização da profissão de administrador e a construção de um Pará mais inovador, ético e preparado para os desafios das próximas décadas. O futuro da administração está sendo construído agora, com diálogo, planejamento e a participação ativa dos profissionais do Pará.

