No momento, você está visualizando Enbra edição 2025 acontece em Belém-PA com participação de profissionais e autoridades

Enbra edição 2025 acontece em Belém-PA com participação de profissionais e autoridades

Na noite desta quarta-feira, dia 25/06, aconteceu no ‘Hangar Centro de Convenções e Feiras’, em Belém (PA), a 29ª Edição do Encontro Brasileiro de Administração (Enbra). O presidente do CRA-PA Fábio Lúcio deu as boas-vindas ao público e ressaltou a importância do evento como fomento à prática da administração no País.

Lúcio brincou com o público e destacou a relação entre os números de palavras em discursos e o tempo de permanência no poder. Disse que o discurso mais curto da história entre os presidentes norte-americanos foram 135 palavras do presidente George Washington, que, no entanto, se tornou um dos representantes mais queridos e respeitados nos EUA.

Na sequência, destacou os próximos dias de eventos como recheados de conteúdos que intensificarão as discussões que nortearão ações atuais e futuras no âmbito da profissão. “Agradeço ao estado do Pará por tudo que me deu, desde minhas filhas, minha formação e minha profissão. Agradeço ainda aos conselheiros do CFA que possibilitaram que esse evento acontecesse aqui em Belém”, proferiu.

Obliteração

Na sequência ocorreu a cerimônia de obliteração do selo comemorativo dos 60 anos de administração no Brasil. Obliteração é o ato simbólico de criar o selo e lançá-lo oficialmente para sua entrada no acervo filatélico nacional dos Correios.

O administrador e superintendente dos Correios no Pará, Marcelo Gomes Pinheiro, representou a presidência da estatal e destacou a importância do evento. “Hoje estamos à frente, aqui no Pará, e o que tenho a dizer na verdade é um agradecimento. Hoje a gente perpetua esse momento com o lançamento desse selo que é uma honra para todos nós”, proferiu.

Eli Ricardo, presidente do Conselho de Representantes Comerciais do estado do Pará (Core-Pará) também foi convidado a falar no evento. Ele parabenizou a organização do evento e elogiou o engajamento dos participantes, além de destacar a importância da profissão.

Hoje boa parte dos representantes de nossa instituição são administradores. Nossa instituição, o nosso Sistema, também está completando 60 anos e temos muita gratidão à essa ciência que engrandece nossa instituição e faz com que todos nós alcancemos os resultados que esperamos, destacou.

Novo Membro

O deputado estadual paraense Fábio Freitas foi outro dos convidados a falar no evento. Ele destacou que o CRA-PA está em sua vida desde 2014, e disse estar lisonjeado por representar o a Assembleia Legislativa do estado do Pará (Alepa).

Ressaltou o tamanho gigantesco de seu estado e destacou a presença de pessoas que vieram a mais 1.000 km de distância só para assistir o Enbra. Falou sobre os painéis internacionais que haverá no evento e o fato de Belém se tornar o epicentro da gestão e da inovação no ano de 2025.

Quero parabenizar o CRA e o CFA por trazerem para cá esse evento. Para encerrar minha fala, gosto de citar uma frase do saudoso Peter Drucker, um dos pais da administração no mundo, que dizia que a melhor maneira de prever o futuro é cria-lo”, disse.

Ao final, o deputado, que também tem formação em administração, recebeu das mãos do presidente do CRA-PA Fábio Lúcio e do presidente do CFA Leonardo Macedo uma carteira de registrado no regional paraense.

Participações

A diretora técnica do Sebrae paraense, Domingas Ribeiro, representou a instituição que trabalha e também foi convidada a falar. Ela destacou o fato de o Sebrae-PA ser um dos correalizadores do evento e contou que sua instituição tem um programa junto ao CRA-PA para trazer estudantes selecionados pela autarquia para conhecer o dia a dia de empresas assessoradas.

Levamos alunos escolhidos pelo Conselho para um programa dentro do Sebrae. O objetivo é colocar em prática conhecimentos que serão importantes inclusive para a COP-30 que acontecerá ainda esse ano”, revelou.

O conselheiro federal pelo estado do Pará no CFA, Mauro Leonidas, também foi outro dos que discursaram na abertura do Enbra. Ele agradeceu a presença de todos os presentes pelo esforço de realizar o evento no estado paraense.

Muitos nos honra de verificar a presença de profissionais de todo o Pará e também das 27 unidades da federação para discutir a administração e novas formas de gerir as organizações. A administração é muito ampla, mas precisamos focar e discutir temáticas e metodologias para que possamos cada vez mais exercer nossa necessidade não apenas pelo registro, mas por sermos competentes em nossas áreas de atuação; por isso precisamos das IEs e do setor produtivo para que todos possam valorizar as atividades e nossos profissionais”, frisou.

Palavras finais

O vice-presidente do CFA Gilmar Camargo foi o próximo a falar e destacou sua função de coordenar as comemorações do Jubileu de Diamante que irá comemorar os 60 anos da profissão no País. Destacou que os representantes do CFA resolveram estabelecer 40 ações para o intento, entre elas a realização de eventos tradicionais como o Enbra e o Encontro Regional dos Profissionais e Administração (Erpa).

Agradeceu ainda ao público e se disse surpreso ao saber de pessoas que navegaram por mais de 12 horas para prestigiar o evento. “Quando soube que havia gente que percorreu mais de 12 horas para vir até aqui participar conosco deste evento, percebi a grandeza dessa profissão e das pessoas que estão nela e que querem fazer acontecer”, destacou.

Ao final, o presidente do CFA Leonardo Macedo cumprimentou os profissionais, docentes, estudantes e registrados, em geral.  Ressaltou a presença dos conselheiros estaduais e federais que fizeram com que Belém fosse a capital da administração durante o evento.

Não é por acaso que escolhemos Belém como palco deste grande encontro. Este solo rico em biodiversidade e potencial econômico representa com perfeição o espírito do nosso tema central: a ‘Sintonia de Propósito da Administração 60 anos e a COP-30’, em busca da gestão sustentável com desafios e oportunidades”, resumiu.

Da Assessoria de Comunicação – CFA