No momento você está vendo CRA-PA e SESCOOP-PA iniciam formação de administradores

CRA-PA e SESCOOP-PA iniciam formação de administradores

Qualificar mão de obra para ampliar o atendimento às cooperativas do Estado é um dos principais objetivos do Termo de Cooperação firmado entre as entidades. A primeira etapa de formação dos administradores vinculados ao CRA-PA iniciou na última segunda-feira (21), na casa do cooperativismo, com o curso básico em cooperativismo. A capacitação segue até a próxima sexta (25).

Com a iniciativa, administradores de todo o estado terão a oportunidade de ampliar sua área de atuação, seja na prestação de serviços como consultores, palestrantes ou instrutores por meio da contratação direta em cooperativas. De forma geral, o curso busca qualificar profissionais registrados no conselho para atuarem no mercado cooperativista.

Sem dúvida nenhuma o cooperativismo é um modelo de negócios o qual devemos abraçar. Acredito que a coletividade é o caminho para o desenvolvimento do nosso estado, e o cooperativismo tem em sua essência exatamente esse trabalho coletivo. Dessa forma, tenho certeza que a nossa parceria com o Sistema OCB/PA irá possibilitar resultados magníficos para o estado e o engrandecimento dos nossos profissionais de administração”, afirmou Fábio Lúcio Costa, presidente do CRA-PA.

Na primeira etapa do curso, são ofertadas duas turmas iniciais com o limite de 20 pessoas por turma. O curso é ministrado pelo professor Ivan da Silva Melo, mestre em administração pela UFV e especialista em gestão de cooperativas de crédito, além de contar com um extenso currículo de envolvimento com o cooperativismo no Brasil.

O termo de cooperação técnica que firmamos com o CRA-PA vem como uma ferramenta excelente para a identificação e capacitação de profissionais qualificados que poderão ser contratados e aproveitados para atender as demandas das cooperativas. Esses profissionais poderão auxiliar no desenvolvimento dos processos de gestão administrativa necessários para o bom funcionamento das cooperativas”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

Durante o primeiro semestre de 2022, as agendas de cursos continuam. Em março, será ofertada uma turma para o “Curso Básico de Instrutor de Treinamentos”, que tem previsão para ocorrer entre os dias 21 e 25/03. Já em abril, ocorre o “Curso de Conselho de Administração” entre os dias 25 e 28/04.

Ainda no primeiro semestre, acontece o curso de “Curso de Conselho Fiscal” entre os dias 23 e 26 de maio, contando com duas turmas e carga horária de 16 horas. Além disso, entre os dias 20 e 23 de junho, ocorre o “Curso de Governança Cooperativa”.

Para Walter Melo, administrador especialista em desenvolvimento de negócios e participante do Curso, participar da capacitação veio como uma importante oportunidade profissional. “A parceria do Conselho com a OCB/PA é muito interessante para a capacitação do administrador. A minha expectativa é conhecer um pouco mais sobre esse mercado, tendo em vista que a nossa região tem essa necessidade de profissionais capacitados para atuar com o cooperativismo. Sendo assim, esse curso vem como uma importante ferramenta para que possamos estar prontos para atender essa área que tem todo o potencial para crescer cada vez mais no Pará”, destaca.

Já para Silvia Regina Maciel, administradora e professora, a sua participação no curso veio também como uma oportunidade para conhecer o que é o cooperativismo paraense. Silvia conta que com a capacitação, ela pretende ter um leque maior de conhecimentos sobre o que é e como funciona o modelo de negócios cooperativista, para então atuar ativamente no mercado.

As atividades de capacitação é realizada por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Pará (SESCOOP/PA), que tem como grande missão promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas paraenses.

Gerar mão de obra qualificada é o nosso principal objetivo com a realização do curso, uma vez que a falta dessa mão de obra é um problema que nós temos enfrentado nos últimos anos. Uma das formas que encontramos para solucionar tal problema foi trabalhar diretamente com o CRA, tendo em vista que os administradores são profissionais essenciais para o desenvolvimento de uma cooperativa”, expõe Júnior Serra, Superintendente do Sistema OCB/PA.

Fonte: ASCOM/SESCOOP/PA

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.