No momento você está vendo XVII FIA começa com palestra do historiador Leandro Karnal

XVII FIA começa com palestra do historiador Leandro Karnal

O Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém-PA, ficou tomado por profissionais de Administração na noite desta segunda-feira, 26. O local é palco do XVII Fórum Internacional de Administração (FIA), evento realizado pelo Conselho Federal de Administração (CFA) e o Conselho Regional de Administração do Pará (CRA-PA) e que começou nesta segunda-feira (26).

A cerimônia de abertura foi concorrida e reuniu muitas autoridades paraenses. A solenidade contou com a presença do presidente do CFA, Adm. Mauro Kreuz; do presidente do CRA-PA, Adm. Fábio Lúcio; do conselheiro do CFA pelo estado do Pará, Adm. Mauro Leônidas; do diretor de Relações Internacionais e Evento do CFA, Adm. Gilmar Camargo; da secretária Adjunta de Planejamento e Orçamento do Pará, Brenda Rassy Carneiro Maradei que, na ocasião, representou o governo do estado; a embaixadora de Barbados no Brasil, Tonika Sealy-Thompson; o empresário e presidente do Sistema Fecomércio, Sebastião Campos; da conselheira presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), Lourdes Lima; do reitor da Universidade do Estado do Pará, professor Clay Anderson Nunes Chagas; da professora e reitora da Universidade da Amazônia, Betânia Fidalgo; e do pró-Reitor de Administração da Universidade Federal do Pará, Raimundo da Costa Almeida;.

Em seu discurso, Fábio falou do orgulho de ser o anfitrião do principal evento internacional de Administração. Segundo ele, o Fórum tinha que acontecer em um estado gigante como o Pará; “Gigante não só pelo seu bioma, mas sobretudo pelo seu povo caloroso”, disse o presidente do CRA-PA.

Em seguida, Mauro Leônidas saudou o público e também ressaltou a magnitude do Fórum. Bastante emocionado, o administrador destacou a bravura dos profissionais de Administração do Pará e agradeceu a presença de todos. “Essa é uma cidade de pessoas acolhedoras”, garantiu o conselheiro federal.

Na sequência, Brenda fez um breve discurso onde ressaltou o desafio de pensar a gestão sustentável. “Não podemos mais planejar e executar políticas públicas em deixar de envolver a todos na busca por soluções sustentáveis”, afirmou, parabenizando o Sistema CFA pela realização do FIA.

O último a discursar foi Mauro Kreuz. Ele falou da gratidão em estar em um evento da Administração após a pandemia e agradeceu por estar vivo. O administrador também agradeceu o fato de a profissão ter vencido a PEC 108, proposta que surgiu pouco antes da crise sanitária e que, por pouco, não acabou com as profissões regulamentadas no país. 

Mauro também lembrou do processo de intervenção que o CRA-PA sofreu e que colocou em risco a vida das pessoas que trabalharam para acabar com anos de ingerência que o regional paraense sofre. “Esse evento vira a página desse triste acontecimento e coroa todo o esforço de eliminar esses flagelos”, explicou.

Ética, Sustentabilidade e Governança na Sociedade

Após a solenidade de abertura, coube ao historiador Leandro Karnal a missão e o desafio de apresentar a palestra de abertura do XVII FIA. Na oportunidade, ele dissertou sobre “Ética, Sustentabilidade e Governança na Sociedade”.

Karnal também comentou sobre estar vivo e empregado após a pandemia. De acordo com ele, apesar da pujança, o país vive muitos desafios e há uma dificuldade estrutural para manter a normalidade.

O palestrante tocou em temas como diversidade, transformação tecnológica, economia, polaridade política e religião. “O mundo precisa de gente atualizada. Adultos fazem o que precisam para conseguirem coisas a médio e a longo prazos. Não existe ninguém formado. Você está se formando. Hoje, as demandas são outras”, afirmou, ressaltando que “quem não tolera a diferença não pode trabalhar na função de administrador”.

Karnal destacou, ainda, a falta que a Ciência da Administração faz para o país. “Temos sobrevivido a más administrações. Está faltando alguém olhar para a gente. Por favor, ajudem e ensinem o mundo a administrar, pois a nossa felicidade será muito maior nesse país”, finalizou o palestrante.

Ao final, ele respondeu perguntas do público. O XVII FIA continua nesta terça-feira, 27. 

Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.