No momento você está vendo CFA ouve Profissionais de Administração para mapear perfil profissional

CFA ouve Profissionais de Administração para mapear perfil profissional

A 7ª edição da Pesquisa Nacional Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho dos Profissionais de Administração segue no estágio de reuniões de grupo (pesquisa qualitativa). Essa é a terceira fase da primeira etapa do estudo, onde são ouvidos os Profissionais de Administração (bacharéis e tecnólogos, registrados e não registrados do CRA), coordenadores/professores de cursos de Administração, além de entidades públicas e privadas. 

A Pesquisa Nacional é uma investigação de opinião, que costuma ser realizada pelo Sistema CFA/CRAs de 4 em 4 anos, mas o prazo foi prolongado devido à pandemia da Covid-19. A última pesquisa foi realizada há sete anos, daí a importância da continuidade.

A 7ª edição foi anunciada no Encontro de Professores e Coordenadores dos Cursos de Administração, o EPROCAD, durante o XVII FIA – Fórum Internacional de Administração, em Belém (PA). Segundo a diretora da Câmara de Formação Profissional do CFA, Administradora Cláudia Stadtlober, a pesquisa foi bem recebida entre os participantes.

“A gente sabe o quanto é importante ter dados, ter pesquisas, ter evidências para poder construir novos caminhos, melhorar alguma rota de atuação e, principalmente, cada vez mais desenvolver a área da Administração.”

Esta é a 2ª edição da pesquisa também voltada ao mapeamento do perfil dos profissionais Tecnólogos registrados. Por conta do novo coronavírus, a etapa atual de reuniões de grupo foi adaptada para a modalidade virtual, de modo a garantir a segurança sanitária e a participação de todos, como conclama a diretora Adm. Cláudia Stadtlober.

“É fundamental a participação de todos os colegas da área de Administração a nível nacional, para termos esse olhar sobre o perfil dos profissionais que estão atuando na área de Gestão e, assim, termos o melhor indicativo que nos auxilie no processo de melhoria e qualificação do Sistema como um todo.”

Adequação

Censo da Educação Superior de 2020 (Inep) demonstrou que, entre os estudantes de cursos de graduação, mais de um milhão estudavam Administração/Gestão. No mesmo ano, o Ministério da Educação determinou a adequação dos projetos pedagógicos, para garantir a oferta de atividades práticas supervisionadas em caráter obrigatório.

Por isso, a Pesquisa Nacional, realizada em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), visa identificar tendências e interpretar cenários relacionados ao exercício de atividades nos campos da Administração.

Ao todo, serão duas etapas: pesquisas exploratórias e qualitativas, com três fases; e pesquisas quantitativas, com uma fase. O estudo teve início em 15 de agosto e a previsão de conclusão é março de 2023. Serão ouvidos Administradores, Tecnólogos, Gestores, Mestres e Doutores em Administração.

A etapa quantitativa (via internet) será realizada mediante preenchimento de questionários eletrônicos, com perguntas fechadas, considerando o público-alvo da pesquisa.

Relatório

Os resultados da pesquisa serão disponibilizados no portal do CFA para teleprocessamentos via internet. As conclusões do estudo e as recomendações no que se refere às consequências desejáveis para o trabalho, como propostas ou projetos estratégicos que visem contribuir para a inserção e permanência do Administrador e do Tecnólogo em Administração no mercado de trabalho constarão da publicação Sumário Executivo, que também será disponibilizada no site do CFA ao fim do estudo.

Patrícia Portales
Assessoria de Comunicação do CFA.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.