No momento você está vendo CRA-PA realiza evento pela conscientização sobre o autismo

CRA-PA realiza evento pela conscientização sobre o autismo

Na manhã da última terça-feira (16/04), o Conselho Regional de Administração do Pará realizou, no auditório da Sespa, um evento alusivo a Conscientização sobre o Autismo. Com uma programação que visou à conscientização, sensibilização e mobilização, o evento reuniu especialistas altamente envolvidos na causa da inclusão e profissionais de Administração.

Na abertura, a Admª Delma Lopes de Oliveira, vice-presidente e coordenadora do ADM Mulher Pará, falou representando o presidente do Conselho, Adm. Fábio Lúcio Costa, na ocasião, agradeceu a presença de cada um que cedeu um pouco do seu tempo para prestigiar a programação. “Tenho certeza que iremos sair daqui renovados e engajados para juntos fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, ressaltou.

A diretora de Relações Institucionais do CRA-PA, Admª Danielle Corrêa, falou sobre a importância de debater temas importantes na luta pela conscientização do autismo. “Temos que colocar em pauta as políticas públicas de inclusão, pois precisamos inserir na sociedade as pessoas que necessitam de mais acesso e garantias”, disse a diretora.

Em seguida, a presidente da APAE-PA, Iza Feio de Paiva, explicou o envolvimento e a história da APAE em geral, especialmente com relação aos transtornos do espectro autista.

Já a diretora da Faculdade Inspirar Belém, Carin Wendra, destacou a importância do evento para a instituição e para a sociedade, agradecendo ao convite do Conselho.

A coordenadora Estadual de Políticas para o Autismo, Nayara Barbalho, ressaltou a importância desses eventos para a disseminação das políticas públicas para o autismo no estado. Nayara apresentou as ações que estão sendo realizadas para ajudar os portadores do espectro autista no Pará, enfatizando a importância da presença de todos para entender e disseminar essas informações.

Nayara finalizou afirmando que a inclusão é dever de todos. “Precisamos ocupar todos os espaços e falar de autismo e de todas as deficiências em todos os lugares. As pessoas precisam perguntar o que podem fazer para deixar o ambiente o mais inclusivo possível, já que a obrigação de inclusão de pessoas com deficiências não é apenas do governo, mas de todos nós. Todos nós temos um papel fundamental para trazermos voz à inclusão”.

Por fim, foi realizada uma Roda de Conversa com o tema “Desafios da Inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista no mercado de trabalho”. O debate foi mediado pela Admª. Danielle Corrêa, e contou com a participação do Adm. Cláudio Bittencourt Jr, diretor do CRA-PA; da especialista em Educação Inclusiva, Albéria Villaça e da coordenadora da Faculdade Inspirar, a neuropsicopedagoga Thaianny Silva. Os debatedores discutiram os desafios da inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista no mercado de trabalho. Foram abordados temas como o preconceito enfrentado por essas pessoas e como mudar essa visão.

Cláudio Bittencourt que é pai atípico, falou sobre seu primeiro contato com o autismo, quando seu filho foi diagnosticado dentro do espectro. Ele também ressaltou a importância de fazer parte de um grupo de apoio. “Indivíduos com autismo enfrentam barreiras para atuar no mercado de trabalho brasileiro em função de restrições inerentes ao autismo, como limitações na comunicação, e devido a questões estruturais”, ponderou.

A neuropsicopedagoga Thaianny Silva abordou sobre a importância de capacitação de profissionais para atender pessoas no espectro autista, para que possam desenvolver suas habilidades e permitir sua inclusão no mercado de trabalho

Ao final, houve espaço para perguntas do público presente. O evento teve o apoio da Faculdade Inspirar, da Coordenação Estadual de Políticas do Autismo (CEPA), da Apae/Pará e da Comissão Especial ADM Mulher Pará.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.