O Administrador João Paulo Borges de Loureiro, registrado no Conselho Regional de Administração do Pará (CRA-PA), teve um artigo publicado na revista Caderno Pedagógico, classificação QUALIS/CAPES A2, que contempla publicações de excelência internacional, (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Conselho), ano de 2017-2020.
O trabalho, intitulado “Método para ensino de gestão de estoque para alunos com deficiência visual”, foi publicado no VOL. 20 NO. 6 (2023), da revista, e tem o objetivo de proporcionar a inclusão e o aprendizado real dos estudantes que possuem alguma deficiência visual. Através da utilização do método, busca-se impactar Universidades e Faculdades que possuem alunos com deficiência no quadro de discente, bem como, inspirar professores, alunos e técnicos a trabalharem juntos para a criação de novos métodos inclusivos de ensino.
De acordo com João Paulo Loureiro, a experiência exitosa foi desenvolvida no curso de Administração da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), campus Parauapebas, onde o método foi realizado com um aluno que possui cegueira total, que, seguindo os comandos de voz do professor conseguiu realizar a arrumação de estoque com base em dois métodos.
“Ele realizou os métodos giro de estoque e semelhança de embalagens, e com no máximo três tentativas, o aluno conseguiu reproduzir sozinho dois ambientes de estocagem, mostrando que o método é eficiente”, explicou o administrador.
O trabalho foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, que contou com a psicóloga Cláudia Nunes Camilo, com a pedagoga Vanessa Cristina Ramos Vendramin, o professor e administrador, João Loureiro, e com o aluno da UFRA, Thiago Ferreira da Silva, que foi o primeiro a ter a vida e a educação impactada com a criação do método.
“É muito gratificante ter um artigo publicado em uma revista científica. Uma mistura de dever cumprido com a certeza de que realmente estou ajudando a melhorar a vida das pessoas que possuem alguma deficiência visual”, contou João Paulo Loureiro.
Para o Presidente do CRA-PA, Adm. Fábio Lúcio Costa, a valorização do conhecimento é considerada como fundamental para a profissão assim como o compromisso com o avanço tecnológico e as mudanças que devem ser buscadas continuamente.
“Os idealizadores do Método para ensino de gestão de estoque para alunos com deficiência visual, estão de parabéns pela iniciativa, e o Conselho Regional de Administração do Pará reconhece que a participação e o comprometimento dos administradores, são fatores que valorizam a profissão, bem como, o aprendizado deve ser continuamente estimulados”, disse Fábio Costa.
O presidente do CRA-PA, destacou ainda, que umas das habilidades intrínsecas da profissão é a capacidade de desenvolver pessoas e talentos, alinhando valores pessoais e profissionais. Com isso, os resultados são potencializados. E o profissional dentro da sala de aula, mostrar ser capaz de desenvolver o aprendizado dos alunos, ajudando-os a crescer tecnicamente e também movê-los a autoestima, observando seus interesses e características, visando garantir que essas pessoas tenham experiências significativas.
Cabe destacar, que o Adm. João Paulo Borges Loureiro recebeu o reconhecimento do Prêmio Jovem Administrador concedido pelo CRA-PA, em 2021. O prêmio reconhece as boas práticas de administração, valoriza, destaca e premia os profissionais registrados que tenham contribuído para o desenvolvimento da Administração e as boas práticas de gestão.
Texto: Amanda Cardoso