O Conselho Regional de Administração do Pará teve sua prestação de contas relativas ao ano de 2023 aprovadas à unanimidade e sem ressalvas pelo Conselho Federal de Administração, durante sessão plenária ordinária realizada nesta quinta-feira (8), em Brasília/DF. A mesa diretiva foi conduzida pelo presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, com as presenças do vice-presidente, Adm. Gilmar Camargo e do diretor da Câmara de Administração e Finanças, Adm. Francisco Costa. A plenária contou com a participação do conselheiro federal pelo Pará, Adm. Mauro Leônidas, sempre acompanhando e apoiando as demandas de interesse do regional.
A aprovação se deu com base na análise minuciosa de aspectos contábeis e de gestão, constante em relatório de auditoria demonstrando regularidade em toda documentação, que servem de indicador de que a administração está agindo de forma responsável e transparente.
A auditoria observou, ainda, alguns aspectos importantes como os atos e fatos de natureza administrativa e financeira, e os registros contábeis pertinentes, a eficiência e eficácia dos controles internos, a probidade na movimentação e gestão dos recursos financeiros e na guarda dos bens e valores da entidade.
Anteriormente, as referidas contas já haviam sido aprovadas em primeira instância pela Comissão de Tomadas de Contas e Plenário do Conselho, agora pelo CFA, cumprindo o que conduz a Instrução Normativa nº 84/2020, do Tribunal de Contas da União (TCU).
Responsabilidade e transparência
“Considero a referida aprovação à responsabilidade, transparência e a criteriosa utilização dos recursos oriundos das anuidades pagas pelos profissionais de Administração. Faço questão de destacar que todo o nosso êxito é uma conquista alcançada graças ao trabalho e dedicação dos nossos conselheiros, diretores e quadro funcional”, afirmou o presidente da entidade, Adm. Fábio Lúcio Costa.
A aprovação das contas se deu pelo quarto ano consecutivo, as quais sempre foram aprovadas sem qualquer ressalva. Esse trabalho de zelo e transparência com o orçamento tem sido feito desde 2020, pela atual gestão.
Em permanente aprimoramento, o portal da transparência do Conselho traz informações detalhadas. O orçamento, por exemplo, é apresentado de forma analítica, com a especificação de despesas e receitas. Também constam no Portal algumas outras importantes informações tais como: demonstrativo anual das variações patrimoniais; demonstrativo de resultado do exercício; demonstrativo dos fluxos de caixa; relatório de gestão anual, que mostra as principais ações do exercício/realizações institucionais; atos administrativos; processos de compra e contratação; demonstração do valor adicionado/valor gerado e sua distribuição e aplicação