No último dia 11, o presidente interventor do CRA-PA, Adm. Amilcar Pacheco participou de reunião na sede da Associação Comercial do Pará (ACP), e abordou os temas: GESAE – Sistema CFA de Governança, planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos; e IGM/CFA – Índice CFA de Governança Municipal.
O presidente do CRA-PA destacou o papel do programa CFA-GESAE que visa oferecer aos municípios um sistema de governança e planejamento estratégico de serviços públicos de água e esgoto. O Sistema auxilia na avaliação da gestão do saneamento municipal sob diversos aspectos. Ele possui dez áreas-chave e setenta indicadores. Por meio desses indicadores é possível avaliar a gestão de forma detalhada.
O Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) é um estudo realizado pelo Conselho Federal de Administração (CFA) cuja proposta é medir a qualidade da gestão pública dos municípios. Profissionais de administração e gestores públicos de todo o país estão conhecendo melhor a ferramenta por meio de ações do CFA para divulgar e apresentar o estudo.
Amilcar divulgou alguns dados do IGM-CFA. Ele ressaltou que o objetivo da ferramenta não é apenas ranquear os municípios. A proposta do IGM-CFA é auxiliar na elaboração de políticas públicas das prefeituras. “Um prefeito pode, por exemplo, buscar as melhores práticas naqueles municípios com a melhor colocação no ranking”, enfatizou o presidente.
O Conselheiro Federal pelo Pará e diretor da ACP, Adm. Mauro Leônidas, participou da reunião.
A Associação Comercial do Pará, fundada em 1819, é a segunda entidade empresarial mais antiga do país. Surgiu como Praça do Comércio do Pará, é uma entidade independente, sem fins lucrativos que reúne empresários de diversos segmentos. Congrega jovens empresários e empreendedores através do Conjove – Conselho de Jovens Empresários e do CME – Conselho da Mulher Empresária.
Além desses conselhos, a ACP abriga também as Câmaras Setoriais, que, como o nome sugere, reúnem empresas e profissionais por segmentos de atividades, com o objetivo de promover o desenvolvimento e a capacitação desses grupos de forma setorizada.