No momento você está vendo Profissionais de Administração são homenageados durante sessão especial na Alepa

Profissionais de Administração são homenageados durante sessão especial na Alepa

O mês de setembro foi especial para os profissionais da Administração por conta da celebração dos 56 anos da regulamentação da profissão e do dia do profissional, que é celebrado no dia 9. E para tornar o mês ainda mais especial, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), promoveu uma homenagem ao Conselho Regional de Administração do Pará (CRA-PA) e todos os profissionais paraenses.

A celebração que ocorreu na manhã da última quinta-feira (30), no plenário Newton Miranda, foi proposta e conduzida pela deputada professora Nilse Pinheiro. A Sessão Especial contou com a presença dos membros do CRA, colaboradores, profissionais e acadêmicos de administração.

A autora da sessão, deputada Nilse Pinheiro, disse que a regulamentação da profissão é um marco histórico para a categoria. “São 56 anos desta profissão, umas das 32 regulamentadas no Brasil. Os administradores ajudam no desenvolvimento do País. Minha própria experiência de vida como mulher empreendedora, que ousou gerir há 39 anos um grupo educacional como as escolas Madre Celeste, que cresceu e se transformou hoje na ESMAC, primeira faculdade do município de Ananindeua”, destacou ela.

Na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), foi apresentado no dia três de agosto, o projeto de lei nº 206/2020, que institui o Dia Estadual do Administrador. A proposta da deputada Dra. Heloisa Guimarães foi acatada e já é Lei nº 9.307, sancionada pelo governador do Pará, Helder Barbalho no último dia oito de setembro.

Fábio Lúcio Costa, presidente do CRA-PA, em seu discurso fez um breve relato histórico da profissão de administrador. “Sinto-me orgulhoso em compartilhar esse momento com os colegas de profissão. Somos uma categoria presente na comunidade, essencial para o enfrentamento das dificuldades em que atravessa o país. Além dos profissionais da saúde, os administradores entram em cena nesse país. Temos um papel fundamental no enfrentamento a Covid-19. A categoria de saúde luta para salvar vidas, nós trabalhamos para garantir a sobrevivência de muitas empresas, e não são poucas. Muitas fecharam, o desemprego é desesperador. O administrador tem como função, tirar a agonia de empresas que estão à beira de fechar suas portas”, disse Fábio Lúcio, presidente do Conselho Regional de Administração do Pará (CRA-PA). “Nosso trabalho é complexo dentro de qualquer instituição, o administrador pensa na estratégia da organização. Meus agradecimento a esta Casa de Leis pela homenagem”, completou.

O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Mauro Kreuz, participou da homenagem através de um vídeo. “Ser homenageado é ser lembrado pela importância social. Quando encontraram razões para homenagear os administradores, fiquei pensando na coragem, nos motivos para este momento, e sei que viram em nossa categoria princípios éticos e morais. Existimos para proteger a sociedade dos maus profissionais e daqueles que atuam à margem da Lei e podem gerar danos irreversíveis à sociedade do Pará e do Brasil”, destacou.

Os avanços na área da administração foi destaque durante a sessão solene. “Essa homenagem é uma forma de reconhecer a importância de uma profissão que humaniza, e que de forma técnica nos ajuda a avançar no serviço público e no meio empresarial. É uma profissão que vem ganhando mais respeito a cada ano”, afirma o conselheiro federal Mauro Leônidas.

Maria Buchelle, Presidente da Associação de Administradores do Oeste do Pará, disse que “nossa história é longa e resumo dizendo que a associação começou com três administradores, em Santarém, e se estendeu para 420 em 2017. Foram anos de lutas e batalhas. Essa atual gestão tem sido incansável, mesmo diante da pandemia não paramos. Realizamos nosso trabalho por meio de lives, ação e palestras. É uma honra para o oeste do Estado participar dessa solenidade, muito obrigada”, contou.

No final da solenidade, 12 profissionais foram agraciados com o Diploma de Homenagem Especial, concedido pela Mesa Diretora do Parlamento Estadual pelo Dia do Administrador.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.