No momento você está vendo CRA-PA completa 54 anos de fundação nesta quinta-feira

CRA-PA completa 54 anos de fundação nesta quinta-feira

O Conselho Regional de Administração do Pará (CRA-PA) completa, nesta quinta-feira (28/4), 54 anos de sua criação. A entidade iniciou sua atuação, oficialmente, em 28 de abril de 1968, ainda sob o nome de Conselho Regional de Técnicos de Administração da 2ª Região – CRTA PA/AM/AP/RR, sua nomenclatura inicial, já que abrangia os estados do Pará, Amazonas e os Territórios do Amapá e Roraima, com sede em Belém.

A instalação do regional paraense foi autorizada pela RN CFTA nº 002/68, e ocorreu em Assembleia Geral, realizada no Salão Nobre da Associação Comercial do Pará, local onde funcionou até o dia 16 de abril de 1969.

Enquanto não eleitos os membros efetivos e suplentes, foi criada a Junta Administrativa, com o objetivo de promover medidas preparatórias à execução da Lei 4.769, de 09/09/65.

Os membros da Junta Executiva Regional foram nomeados pelo presidente da Junta Executiva do Conselho Federal, dentre nomes representativos da profissão, de bacharéis, de professores e de representantes da Universidade e associações.

A primeira Junta Administrativa, foi constituída pelos Srs. Nelson de Figueiredo Ribeiro, Wanderley de Andrade Normando, Joaquim Borges Gomes, João de Almeida Moreira, Raymundo Nonato M. de Albuquerque, Ricardo Aurélio B. Vasques, José Maria R. Noronha, Elizeu de França Ramos Filho, Armando Dias Mendes, Jesus Medeiros e Ramiro Fernando Nazaré.

Desde sua criação, vários profissionais já passaram pelo plenário do Conselho. Atualmente, o órgão colegiado é composto pelos conselheiros efetivos Adm. Fábio Lúcio de Souza Costa, Adm. Hermes da Silva Feitosa, Adm. Ivaldo Ferreira de Melo Júnior, Adm. Cláudio da Silva Bittencourt Junior, Adm. Delma Maria Lopes de Oliveira, Adm. Danielle Cristina Gonzaga Corrêa, Adm. Hinton Hennington Portilho Bentes Neto, Adm. Vera Ruth de Carvalho Fidalgo, Adm. Luiz Alves dos Santos, e pelos conselheiros suplentes Adm. Gilson Oliveira Reis, Adm. Caetano Candido dos Reis Neto, Adm. Oswaldo Gomes de Souza Junior, Adm. Pedro Carlos Refkalefsky Loureiro, Adm. Elecir Maria M. Alves D’Almeida, Adm. Romilda da Silva Uchôa, Adm. Kotaro Tuji Neto, Adm. Francisco de Assis Rei Moreira e Adm. Glayton Jean da Silva Rodrigues.

Em todos estes momentos, ao longo de mais de cinco décadas, incontáveis Administradores contribuíram de diversas formas para o crescimento desta ciência e profissão. Mesmo em cenários desafiadores, como nos últimos anos, o CRA-PA continuou a atender as demandas dos profissionais, superando as dificuldades impostas pela pandemia.

O Conselho Regional tem papel preponderante na orientação dos profissionais, disciplina o exercício da profissão, principalmente no que se refere à presença dos requisitos exigidos pela prática, e fiscaliza as irregularidades, trazendo à tona a questão de que este profissional é essencial para o funcionamento de qualquer tipo de organização.

O ano de 2022 marca a realização de um evento histórico para a profissão no nosso estado, a XVII edição do Fórum Internacional de Administração, nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2022, no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia. Além de difundir a ciência da administração, o Fórum promete gerar grandes oportunidades de network e de negócios e contará com Palestras Magnas de profissionais de renome nacional e internacional.

O XVII FIA, congregará também o III FOGESP – Fórum de Gestão Pública, o II Fórum de Profissionais de Administração MAIS, o II Fórum de Jovens Profissionais de Administração, V Fórum de Mulheres da Administração e o EPROCAD – Encontro de Professores e Coordenadores dos Cursos de Administração.

Parabéns e muito obrigado aos profissionais registrados, conselheiros, funcionários e parceiros que fazem parte deste Conselho Profissional, e que buscam o reconhecimento de nossa categoria. Seguiremos trabalhando para uma gestão ética e transparente, priorizando a valorização da profissão e o desenvolvimento das organizações do nosso estado”, destaca o presidente da entidade, Adm. Fábio Lúcio Costa.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.