No momento você está vendo CRA-PA promove evento sobre o Outubro Rosa em parceria com o Comando Militar do Norte

CRA-PA promove evento sobre o Outubro Rosa em parceria com o Comando Militar do Norte

A conscientização da população feminina acerca do câncer de mama é, sem dúvida, um dos grandes desafios de nossa sociedade nos dias de hoje. Pensando nisso, o Conselho Regional de Administração do Pará, através da Comissão Adm Mulher, realizou, na tarde desta quinta-feira (26/10), um evento com o tema “Autocuidado e Prevenção do Câncer de Mama”. O encontro, em parceria com o Comando Militar do Norte, aconteceu no auditório do Quartel-General Integrado (QGI), em Belém, em alusão ao Outubro Rosa.

A abertura do evento foi feita pelo General de Divisão Alcio Alves Almeida, Comandante da 8ª Região Militar, dando as boa-vindas ao público presente e enalteceu a parceria com o Conselho. “É uma oportunidade de estabelecer parceria institucional para falar de um assunto tão importante, que reflete em nós como instituição devido à quantidade de mulheres no efetivo, bem como as representantes da Família Militar”, destacou.

Em seguida, o Adm. Luiz Alves dos Santos, Conselheiro do CRA-PA, na ocasião, representando o Presidente da Autarquia, o Adm. Fábio Lúcio Costa, agradeceu ao CMN e fez uma síntese do evento. “Este evento é de extrema importância ao público feminino, que ganha força a cada ano. O Conselho, como instituição fiscalizadora, valoriza e reconhece a mulher”, afirmou o representante da presidência da entidade.

A Tecnóloga em Administração Nildes Thomaz, Vice-Coordenadora da Comissão, saudou o público feminino e falou em nome da Comissão Adm Mulher Pará sobre os objetivos do encontro.

Dando prosseguimento, foi realizada uma roda de conversa que contou com as presenças da Dra. Jamilly Rocha, médica e especialista em mastologia; Keyla Omura, estrategista de imagem profissional; Márcia Reginy, psicológa clínica. A mediação foi da Adm. Kátia Corrêa, jornalista e especialista em marketing. Com linguagem leve, empática, e exemplos da vida real, as especialistas abordaram as várias formas de autocuidado, visando a prevenção da doença.

“Infelizmente o tema ainda é um tabu para muitas mulheres e, falar sobre o câncer de mama desmistifica informações incorretas e nos ajuda a entender melhor os fatores de risco e prevenção”, ressaltou a Dra. Jamilly Rocha.

Jamilly destacou e ficou feliz com a presença masculina na plateia, fazendo uma importante revelação, de que o câncer de mama também atingi os homens.

A proposta da Comissão Adm Mulher era promover a discussão sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama, dentro da programação do Outubro Rosa. Mas, durante a Roda de Conversa, os participantes que lotaram o auditório do CMN foram brindados com um emocionante testemunho. Márcia Reginy, portadora da doença, deu um show de autoestima e vontade de viver. O seu depoimento foi um dos pontos altos do evento, e emocionou o público, fazendo alusão à importância do apoio para superar a doença, em especial da família.

A colaboradora do CRA-PA, Adm. Nilze Klen, salientou a importância de falar sobre o assunto. “As orientações recebidas reforça a importância de a mulher conhecer o próprio corpo e buscar o serviço de saúde periodicamente, o que facilita o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. A conscientização do Outubro Rosa pode salvar vidas”.

O General de Brigada Francisco Wellington Franco, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Norte, falou da honra que está sendo para o CMN a realização desse importante evento, em parceria com o CRA-PA, alinhado pela vice-presidente e coordenadora do Adm Mulher Pará, Admª. Delma Lopes de Oliveira. “Quero parabenizar a iniciativa do Conselho Regional em promover encontros tão importantes como esse, trazendo um tema tão relevante para a mulher, que merece toda nossa atenção. Obrigado pela parceria e qualidade do evento”, mencionou.

Durante a programação, foi feita a apresentação da Comissão Especial ADM Mulher Pará, que tem como coordenadora a Admª. Delma Lopes de Oliveira; vice-coordenadora a Tecnolª Nildes Thomaz; Secretária a Admª. Elizangela Santos e demais membros: Admª. Danielle Corrêa, Admª. Suely Margalho, Admª. Letícia Fayad e Admª. Rita de Cássia Gonçalves.

Prestigiaram o evento todas as mulheres que trabalham na sede da autarquia, as profissionais de Administração, as militares do CMN e a família militar. Presentes também, o General de Brigada Francisco Wellington Franco, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Norte; a Sra. Marisônia Ferreira da Costa Pinheiro, a Conselheira Federal pelo Pará, Admª Fíbia Brito Guimarães e a Diretora da Faculdade de Administração da UFPA, Profa. Admª. Benedita Maria Diniz.

As participantes colaboraram com a Campanha solidária de doação de frascos de vidro para armazenar o leite materno para recém-nascidos, que serão entregues ao banco de leite da Fundação Santa Casa. No final, foi realizado sorteio de brindes. As debatedoras e o representante do CRA-PA, foram agraciados com uma medalha pelo Comando Militar do Norte, entregues pelo General de Brigada Francisco Wellington.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.