Na tarde desta terça-feira (07/11), o Conselho Regional de Administração do Pará realizou a 3ª reunião plenária extraordinária do ano, conduzida pelo presidente da entidade, Adm. Fábio Lúcio Costa.
Entre os temas discutidos na reunião, destacam-se a apreciação de vários processos administrativos das áreas de fiscalização e registro, com a apresentação de pareceres e deliberação do Plenário.
A colaboradora da fiscalização do CRA-PA, a Adm. Elizangela Santos, fez uma demonstração da ferramenta de apoio ao trabalho da Diretoria de Fiscalização e Registro, bastante importante para o futuro da gestão das atividades do Conselho: “Prospecta PF e PJ”.
“Com acesso direto às informações atualizadas, a fiscalização poderá identificar irregularidades, garantir o cumprimento das normas e regulamentações vigentes e promover ações mais efetivas para aprimorar a atuação do exercício legal da Administração”, destacou o diretor Cláudio Bittencourt Jr.
Desenvolvida pelo CFA, a Prospecta proporciona acesso direto ao banco de dados da Receita Federal e do E-Social no Ministério do Trabalho e Emprego em nível nacional e marca um avanço tecnológico para a fiscalização no estado do Pará.
Através da Prospecta PJ, o CRA-PA terá a capacidade de visualizar e analisar informações atualizadas de todas as empresas ativas e atuantes na área privativa da administração no estado, por CNAE, via Receita Federal, permitindo um acompanhamento mais eficiente das atividades empresariais.
Já com o Prospecta PF, o CRA-PA terá a capacidade de acesso e análise das informações atualizadas de todos os profissionais e sua atuação na área privativa da administração no estado, via Rais de 2021 do Ministério do Trabalho e Emprego, permitindo um acompanhamento mais eficiente das atividades pessoais, possibilitando uma fiscalização precisa e abrangente.
Ao falar sobre a importância de valorizar a profissão, o presidente destacou os esforços dispendidos para dar novas ferramentas para incrementar a atuação da fiscalização. “Nossa missão é combater o exercício ilegal da profissão, a equipe do CRA-PA está interagindo com os regionais e fazendo treinamentos”, afirmou.
Também foi destinado um tempo para manifestação dos conselheiros sobre pontos não constantes da pauta, mas de interesse da autarquia.
Participaram da plenária, além do presidente do CRA-PA, o conselheiro federal pelo Pará, Adm. Mauro Leônidas; o diretor Administrativo Financeiro, Adm. Hermes Feitosa; o diretor de Fiscalização e Registro, Adm. Cláudio Bittencourt Jr; a diretora de Relações Institucionais, Adm. Danielle Corrêa; e os conselheiros efetivos, Adm. Ivaldo de Melo Jr, Hinton Bentes e Luiz Alves.