O Conselho Regional de Administração do Pará recebe, nos dias 29/02 e 01/03, a visita técnica dos Administradores Jaylson Franklin Mendonça Nunes, ex-presidente do CRA-MA e da Adm. Nádia Mauren Venuto Paxeco, vice-presidente do CRA-MG, ambos são membros da Comissão de Apoio aos Regionais (CEAR), designada para o levantamento de informações e elaboração de um Plano de Melhorias para o regional paraense.
Nesta quinta-feira (29/02), o encontro foi com os gestores do regional e com a equipe de fiscalização. Na sexta-feira (01/03), a comissão vai se reunir com as equipes de cobrança e jurídico.
O presidente do CRA-PA, Adm. Fábio Lúcio Costa, abriu a reunião e informou que o objetivo principal dessa visita é coletar dados e insights que possam subsidiar a elaboração de estratégias e ações para aperfeiçoar o funcionamento e a eficiência do Conselho Regional de Administração do Pará.
Segundo a vice coordenadora da CEAR/CFA, Adm. Nádia Venuto, o treinamento tem por objetivo construir um plano de gestão, adotando o modelo MEG, aplicando 12 indicadores estratégicos. “A ideia é aproveitar melhor a experiência de cada um e promover o compartilhamento das boas práticas de gestão adotadas entre todos os regionais que compõem o Sistema CFA/CRAs”, declarou.
Para o Adm. Jaylson Franklin Mendonça, a comissão está aqui para ouvir os colaboradores com o objetivo de identificar as ações positivas e os pontos fracos da gestão, visando implementar melhorias, criando um padrão norteador para unificar as ações em todo o Sistema.
Após a análise, será possível:
- Disseminar as boas práticas de gestão;
- Mapear os principais riscos identificados e propor planos de ação para mitigar os seus potenciais efeitos;
- Propor planos de ação para as oportunidades de melhorias identificadas;
- Propor um modelo padronizado de benchmarking a ser adotado pelos regionais;
- Elaborar inventário de indicadores de desempenho a serem adotados pelos regionais;
- Mapear os principais processos do regional.
A CEAR tem como objetivo disseminar a cultura da excelência na gestão do Sistema CFA/CRAs e contribuir com a melhoria contínua da gestão dos Conselhos Regionais de Administração, por meio do aperfeiçoamento dos processos finalísticos e processos meio.
A participação ativa e a colaboração de cada Conselho Regional são fundamentais para o sucesso desse empreendimento coletivo em prol da administração pública e da sociedade como um todo.