No momento, você está visualizando CRA-PA celebra a entrega de Carteiras Profissionais na formatura da primeira turma de Gestão Pública da Felepa

CRA-PA celebra a entrega de Carteiras Profissionais na formatura da primeira turma de Gestão Pública da Felepa

O Conselho Regional de Administração do Pará (CRA-PA) realizou nesta terça-feira, 18, a entrega das carteiras profissionais para os novos tecnólogos, destacando o compromisso com a valorização da profissão. A cerimônia contou com a presença do presidente do CRA-PA, Adm. Fábio Lúcio, da vice-presidente, Adm. Delma Lopes, e conselheiros da instituição, além do presidente do CRA-AP, Adm. Heráclito Mendes Jr.

A ocasião celebrou a formatura da primeira turma do curso superior de Tecnólogia em Gestão Pública da Felepa – Fundação Escola do Poder Legislativo do Estado do Pará, que foi um marco histórico para a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Ao todo, 107 servidores públicos, incluindo membros da Alepa e das Câmaras Municipais do interior do estado, receberam o diploma, consolidando a Alepa como a primeira Casa Legislativa brasileira a oferecer um curso de graduação.

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), com o apoio e idealização do presidente da Casa, deputado Chicão, formou a sua primeira turma do curso superior de Tecnólogo em Gestão Pública. O curso, oferecido pela Escola do Legislativo da Alepa, foi o primeiro do Brasil a ser oferecido por uma Casa Legislativa.

Com a participação de 107 concluintes, sendo 65 alunos presenciais e 42 na modalidade Ensino à Distância (EAD), o curso de Gestão Pública preparou servidores da Alepa e de Câmaras Municipais do interior do estado para o enfrentamento dos desafios da administração pública. Durante os dois anos de curso, os alunos cumpriram uma jornada intensa de 5 horas de aulas diárias, conciliando os estudos com suas responsabilidades profissionais.

A colação foi um marco para a educação no Pará, e a cerimônia de formatura, realizada no Theatro da Paz – um dos mais tradicionais e históricos espaços culturais do estado, com 147 anos de história -, serviu como cenário de celebração para aqueles que superaram todas as dificuldades para alcançar seus objetivos.

A iniciativa do deputado Chicão, que idealizou e viabilizou esse curso, representa um marco na gestão da Alepa. O projeto, iniciado em 2021, agora se consolida como uma referência nacional para outras Assembleias Legislativas, consolidando-se como um modelo de educação pública que, ao longo do tempo, contribui para a capacitação dos servidores e a formação de novos líderes na gestão pública.

O presidente do CRA-PA, Adm. Fábio Lúcio, fez questão de ressaltar a importância dessa formação para o fortalecimento da profissão de Administração, destacando que as ações do CRA-PA buscam sempre contribuir para o desenvolvimento de profissionais qualificados, com ética e comprometimento com o serviço público.

“É um momento histórico, pois é a primeira turma de um curso de Gestão Pública mantido pelo poder legislativo no Brasil”, disse o presidente do CRA-PA.

A formatura simboliza a união de esforços entre o CRA-PA, a Assembleia Legislativa e a Escola do Legislativo, que juntos estão contribuindo para a formação de uma nova geração de profissionais da Administração Pública.

Fonte: Ascom/CRA-PA